Geral

SDU Leste cadastra 81 famílias atingidas pelas chuvas

Órgão tem monitorado as áreas de riscos na região

Quinta - 05/04/2018 às 13:04



Foto: Ascom Foto
Foto

A equipe da Superintendência de Desenvolvimento Urbano Leste tem vistoriado pontos críticos durante e após as fortes chuvas que atingem áreas da zona Leste da cidade de forma mais intensa. Bairros como Cidade Jardim, Recanto das Palmeiras, Vila Nova, São José e Pedra Mole recebem as ações de intervenção e assistência municipal.

Só no Bairro Recanto das Palmeiras e São João, a equipe de assistência social da SDU cadastrou desde o começo da semana 81 famílias em situação de risco. O superintende da SDU Leste, João Pádua, tem juntamente com sua equipe e líderes comunitários providenciando intervenções, bem como o desentupimento de bueiros, galerias e reparos nos calçamentos que foram danificados.

Segundo Aldeane Veloso, gerente de assistência e habitação da SDU, estão envolvidos nessa ação equipes do CRAS, Defesa Civil e SEMDUH. “A pedido do prefeito, intensificamos nossas visitas e estamos cadastrando as famílias que tiveram prejuízos por conta das chuvas. Cabe a SDU providenciar a recuperação dos muros das casas atingidas, bem como a recuperação de calçamento”, disse a gerente.

Em caso de famílias que estão abaixo da linha da pobreza e que tiveram a casa totalmente danificada, a equipe da SDU deve incluí-las no programa Cidade Solidária. “Se for constatada área de risco, ou a casa estiver com risco de desabamento, a família será encaminhada para o programa, onde a Prefeitura de Teresina paga um aluguel no valor de R$ 180,00 para família acolhedora e ajuda com uma cesta básica a família acolhida”, contou Veloso.

Monitoramento diário

Ainda de acordo com o Pádua, há equipes de monitoramento que fazem as vistorias e intensificam as demandas nesse período do ano. Na manhã de hoje (05), por exemplo, equipes estão em campo vistoriando as residências que também foram atingidas pelas chuvas de ontem (04) na região do Recanto das Palmeiras, Vila Nova, Soinho e São José.

“A ação tem como finalidade minimizar os transtornos causados por conta das chuvas. Além disso, periodicamente, realizamos os serviços de limpeza e desobstrução dos bueiros a fim de facilitar a passagem da água e minimizar os transtornos. No entanto, pedimos também a colaboração da população para que seja feito o correto acondicionamento do lixo de forma adequada”, enfatizou.

Para ajudar no trabalho da SDU, com reclamações, sugestões e informações, a população pode usar os números (86) 3215-7875 e 3215-7874. O horário de funcionamento do órgão é de 7h30 às 13h30, de segunda à sexta.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: