Cidade

SDU faz substituição gradativa de canaletas na zona leste

Ação visa melhorar escoamento e facilitar a passagem de veículos

Quinta - 29/06/2017 às 13:06



A substituição das caneletas tipo abertas por outras do tipo fechadas com tampa em vários pontos da região leste da cidade tem isso uma ação importante para a melhoria da mobilidade urbana. O novo modelo aprimora o escoamento de águas pluviais em áreas abertas de forma eficiente e nivela a via, melhorando a passagem de veículos. Ao todo, 36 canaletas já foram substituídas na zona leste.

Segundo Márcio Sampaio, superintendente executivo de Desenvolvimento Urbano Leste (SDU Leste), existe um contrato para execução desses serviços com valor a ser gasto anualmente de aproximadamente R$ 613 mil. “São cinco contratos onde atuamos por meio de demandas e solicitações da comunidade. A importância dos serviços se faz pela retirada das canaletas antigas onde existe em muitos dos casos o rebaixo, ou seja, a lombada invertida, causando alguns danos e transtornos principalmente aos usuários de veículos automotivos e em vias de linhas de ônibus. O novo modelo vai funcionar como facilitador da passagem sobre as canaletas, seja para veículos de pequeno ou grande porte”, explicou o executivo.

Ainda de acordo com o superintendente executivo, só no início deste ano já foi realizada a substituição do modelo antigo pelo novo em três pontos da Avenida Dom Severino, no balão da Universidade, uma no cruzamento da Avenida Homero Castelo Branco com a Senador Área Leão, em dois trechos na Avenida Visconde da Parnaíba, entre outros. “Ao todo, já concluímos a execução de 36 substituições em toda a zona leste. No momento, estamos trabalhando em um novo trecho da Dom Severino localizado na altura do posto seis”, contou Sampaio.

A preocupação da SDU Leste é alertar a população sobre os possíveis transtornos em decorrência das obras. “O trânsito pode ficar lento, pois as vias estão sendo parcialmente interditadas. Por isso, fazemos a solicitação com antecedência junto a Strans para que evitemos esses problemas, principalmente em horários de maior movimentação e deslocamento da população. Nossa sugestão é também o pedestre ou condutor de veículo optar por rotas alternativas, para evitar o possível congestionamento na via”, explicou o executivo.

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: