Geral

SDR participa de Roda de Conversa sobre turismo Rural na Cacimba Velha

Objetivo do seminário é a troca de conhecimentos e debate sobre o potencial do desenvolvimento do turismo rural

Domingo - 27/05/2018 às 13:05



Foto: Ascom Foto
Foto

Na manhã deste sábado (26) foi realizada, na região  da Cacimba  Velha, a I Roda de Conversas com o tema "Qual o turismo que queremos".

Segundo os organizadores, o objetivo do evento é a troca de conhecimentos e o debate sobre o potencial do desenvolvimento do Turismo Rural na Agricultura Familiar, afim de estimular os que vivem na região a buscarem alternativas de renda e negócios através das potencialidades que o turismo rural promove. A Roda de conversas e foi realizada pela Secretaria de Desenvolvimento Rural, Secretaria de Planejamento, NETUR (Núcleo de Estudos, Pesquisas, e Projetos em Turismo) FAPEPI, e UESPI. 

A palestra de abertura contou com a apresentação intitulada  "Como transformar minha propriedade rural em empreendimento turístico" ministrada pela professora Angélica Costa, da UESPI. "O objetivo desta oficina foi instigar a curiosidade dos sitiantes, desenvolver a agricultura familiar na região, trazê-los alguns conceitos e dados ao turismo rural no Brasil e despertar o interesse ambiental, cultural, por outros aspectos que são relevantes como interpretação ambiental, cultural para que possam trabalhar o potencial rural dos sítios da região. Aspectos negativos e positivos serão discutidos a fim de levantar diagnóstico de todo o projeto de turismo rural, buscando integrar o roteiro do turismo, sistematizando os locais de turismo da Cacimba Velha" destacou a professora.

A empreendedora Teresinha de Jesus Ferreira, que também participa do evento, falou da importância para o produtor e para a região.

"O turismo rural aqui na região tem muitas potencialidades, região cheia de morros, beleza cênica, com muitas propriedades para desenvolver o turismo. Contamos com atividades religiosas, temos Bumba meu boi. Ano passado, esse trabalho iniciou junto a Feira da Cacimba Velha, só que esse trabalho vai para além da feira. Ele é voltado para os produtores e proprietários de terra para que possam refletir mais sobre como contribuir para avançarmos o cenário do turismo rural da região", ressaltou a empreendedora.

A SDR vem apoiando, desde o início, a Feira do Turismo Rural na Cacimba Velha e juntamente com outras parcerias tem buscado um melhor planejamento estratégico de ações para melhorar o cenário, como destacou Aline Alencar, diretora de articulação comunitário da SDR. 

"Esse seminário objetiva falar com os produtores sobre como ajudar o turismo rural da Cacimba Velha e a Secretaria do Desenvolvimento Rural tem apoiado as ações do projeto piloto da Cacimba Velha,  estruturando e buscando parcerias para estabelecer um plano de ação para desenvolvimento da Região, integrando o turismo rural, a agricultura familiar para que possamos levar a experiência daqui para outras regiões da Grande Teresina e do território Entre Rios", dstacou a diretora.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: