Economia

SDR e Sebrae promovem seminário sobre tilapicultura

O evento vai contar com palestrantes de renome internacional.

Terça - 27/09/2016 às 16:09



Foto: ASCOM Seminário Piauiense de Tilapicultura
Seminário Piauiense de Tilapicultura

Teresina vai sediar, nos dias 28 e 29 deste mês, no auditório do Sebrae, o Seminário Piauiense de Tilapicultura. O evento será promovido pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Serviço de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-PI), com o objetivo de sensibilizar e qualificar produtores, estudantes, técnicos e pesquisadores do Piauí, disponibilizando informações que contribuam para a profissionalização de produtores de tilápia.

A ênfase será na inovação tecnológica como forma de incrementar a produtividade e competitividade deste setor. Na oportunidade, serão trabalhados quatro eixos temáticos: Políticas Públicas, Sustentabilidade, Mercado e Tecnologia.

De acordo com a diretora de Articulação Comunitária da SDR, Liz Elizabeth Meireles, a atividade da tilapicultura tem crescido bastante no Piauí. “Durante muito tempo, se fez vários seminários de piscicultura no estado, mas devido ao crescimento desta atividade, resolveu-se qualificar esta discussão, subsidiar estudantes, produtores e empresários do setor. As inscrições tiveram de ser encerradas nesta terça-feira (27), por ultrapassar os limites de vagas ofertadas. Isto mostra o grande interesse por esse tema e a relevância do seminário”, completa Liz Elizabeth.

Profissionais renomados, nacionalmente e internacionalmente, vêm ministrar palestras sobre o segmento da piscicultura, a exemplo do Fernando Kubtiza, engenheiro agrônomo formado pela ESALQ-USP, mestre em nutrição animal e doutor em aquicultura pela Auburn University, no Alabama, Estados Unidos. Outra participação de destaque será do diretor-executivo da AquaBras, Felipe Matias, que vai ministrar palestra no evento sobre Perspectivas para a Aquicultura Continental Considerando a Escassez Hídrica. Matias é engenheiro de pesca e administrador, com doutorado em Engenharia de Pesca, já tendo ocupado o cargo de secretário de Planejamento e Ordenamento da Aquicultura, do Ministério da Pesca e Aquicultura.

O evento vai contar ainda com o apoio da Semar, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Banco do Nordeste, Piauí Fomento, Banco do Brasil, IRCA Nutrição Animal, Câmara Setorial da Cadeia Produtiva da Piscicultura, AquaBras, Ammco Pharma, Guabi, Empório Pescados, Suiaves e Profarm.

Programação:

28 de setembro de 2016

8 às 9h – Credenciamento dos participantes
9 às 9h30 – Abertura oficial do evento
9h30 às 10 h - Coffee Break
10 às 12 h – Palestra: Nutrição e Saúde da Tilápia
                     Palestrante: Fernado Kubitza
12 às 14h – Intervalo para o almoço
14 às 15h30 – Palestra: Patologias e Sanidade na Tilapicultura
                        Palestrante: Lucas Fernandes  AMMCO PHARMA
15h30 às 16h – Coffee Break
16 às 17h30 - Palestra: Bioseguridade na Psicultura
                      Palestrante: Eduardo Conte/ SUIAVES

29 de setembro de 2016

8 às 9h30 – Palestra: Linhas de Crédito para Psicultura
Banco do Nordeste
Banco do Brasil
Piauí Fomento: Francisco Edgar Bastos
9h30 às 10h – Coffee Break
10 às 10h45 – Palestra: Software de Gestão na Psicultura
                          Palestrante: Newman Costa / Sebrae
10H45 às 12 h – Palestra: Alimentos Funcionais na Piscicultura
                             Palestrante: João Manoel /GUABI
12h às 14h – Intervalo para o almoço
14 às 16h – Palestra: Perspectivas para a aquicultura continental considerando a escassez Hídrica
Palestrante: Felipe Matias / Aquabras
16 às 18h – Painel com os temas: Licenciamento Ambiental para Piscicultura – Comercialização e Serviços de Inspeção na Psicultura.
Palestrantes: Marcus Vinicius Veloso (Adapi), Francisco Antônio dos Santos (Mapa), Paulo César Cardoso (Comercial Carvalho) e Carlos Moura Fé (Semar)
18h – Encerramento do evento com degustação de pratos preparados à base de tilápia

Fonte: Portal do Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: