Municípios

SDR apoia Feira da Agricultura familiar em Beneditinos

Quarenta e dois grupos de agricultores participam da feira na cidade

Sábado - 16/09/2017 às 11:09



Foto: Edna Maciel Foto
Foto

Beneditinos sedia nos dias 15 e 16, no espaço cultural Antônio Lopes da Silva, a II Agro do município, evento realizado em parceria com o Governo do Estado, por meio da SDR, e outras instituições como Sebrae, Fetag e Emater.Também estiveram presentes na cerimônia de abertura o prefeito Julyvan Mendes de Mesquita; o secretário de Agricultura, Adonias Vitorino; e o representante da secretaria de Planejamento, Avelar Almeida.

O senhor Raimundo Soares, do assentamento Caraíbas, e outros produtores de assentamentos vizinhos, como Buritizinho, trouxeram para comercializar na feira, manga, caju ,jerimum, cajuína, melão, ovo de galinha caipira e doces.“Tudo o que trouxemos representa a produção de 25 famílias, só do Caraíbas. Para mim a feira é um grande aprendizado de como fazer negócios e também por meio desta atividade, todos ficam sabendo que além destes produtos, podemos oferecer uma quantidade bem maior nos assentamentos” informou o produtor.

Francisca Eldemir, que participa pela primeira vez da Agro Beneditinos, também estava animada com as vendas de biscoitos caseiros: “estou vendendo o pacote pequeno a R$2,50 e tem  sabores diferentes como o de flocos, leite com limão e o 'salva vidas', bem colorido para chamar a atenção das crianças. Eu que vendia só na porta das casas, estou achando muito bom poder mostrar meu trabalho para um número maior de mais pessoas, e ainda ter a possibilidade de vender mais quantidade para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ”, destacou Francisca.

 Segundo o secretário de Agricultura do município, Adonísio Toledo (Zezino da Anazina), o principal objetivo com a realização da Feira, é alavancar a economia local, mostrando as potencialidades do município, incentivando os produtores: “queremos mostrar aos agricultores e agricultoras como melhorar a produção e as vendas. Temos parceria com o PNAE e agora com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), por meio do Programa de Aquisição de Alimentos e queremos ampliar as parcerias em outros projetos” concluiu.

Ainda segundo Adonísio,“ A feira avançou muito em todos os aspectos, vi aqui um grupo de mulheres inovando, dando opção ao consumidor de pagar utilizando a máquina de cartão de crédito, um grande diversidade de produtos, com beneficiamento observado nos doces e biscoitos, os expositores também oferecem  castanhas, frutas e legumes e  animais de pequeno porte, como galinhas e carneiros e artesanato” pontuou.

Patrícia Vasconcelos, que na ocasião da abertura oficial do evento, representou o secretário Francisco Limma, também destacou que a  orientação do gestor é aliar a política pública, “casar” esta atividade com o Programa desenvolvido naquela região, o município de Beneditinos, por exemplo, já atua em parceria com o PNAE e a merenda escolar, PAA e os alimentos da agricultura familiar  e o Progere II, incentivando a produção: “aqui é área do Progere e a atividade serve pra identificar as potencialidades, grupos que já são atendidos e os que serão atendidos por outros programas e projetos desenvolvidos pela SDR. Esta é a proposta do secretário Limma, uma visão que permite que as feiras não sejam realizadas isoladamente, mas com as ações voltadas para o fortalecimento da Agricultura Familiar do estado",disse.

Calendário

Devido a procura de inserção dos municípios no calendário da Secretaria para a realização das feiras, o diretor do PAA, Durval Gomes,presente na II Agro de Beneditinos informou que por causa  planejamento financeiro e das equipes, as demandas para o próximo ano, serão atendidas até março de 2018.

Neste final de semana serão realizadas as feiras da Cacimba Velha, na zona Rural de Teresina ( feira do turismo rural), no Assentamento Marajá, em União (17), e no início de outubro, a festa do Bode em Batalha.

Fonte: Governo do Piauí

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: