Geral

SBC promove ação para a redução das mortes cardiovasculares em 25%

AVCs redução teresina SBC

Sexta - 20/09/2013 às 00:09



 A Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC – e a Federação Mundial do Coração promovem na próxima semana o Dia Mundial do Coração com uma série de atividades e distribuição de material educativo em todos os estados. O Brasil é signatário de um compromisso internacional assinado na OMS – Organização Mundial da Saúde – para reduzir até 2.025 as mortes por infartos e derrames (AVCs).

“Precisamos nos mobilizar”, conclama o diretor de Promoção da Saúde Cardiovascular da SBC, Carlos Alberto Machado. “Se nada for feito, o Brasil irá liderar o mundo em mortes por doenças cardiovasculares em 2.040, segundo previsão da própria OMS. E não queremos de forma nenhuma este título”, alerta o cardiologista. Segundo estimativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia, o número de mortes, este ano, deve chegar a 344.000. “É a maior causa entre todas as doenças e supera as mortes por violência e acidentes de trânsito. Uma verdadeira epidemia”, completa Machado.

A campanha do Dia Mundial do Coração está focada na criança e no adolescente. As doenças cardiovasculares têm o início do desenvolvimento nesta fase da vida, avançando ao longo dos anos e levando à morte prematura na vida adulta.

“Criança com excesso de peso tende a ser adulto obeso e mais propenso a desenvolver diabetes, hipertensão, infartos e AVC mais jovem”, lembra o diretor da SBC. Atualmente 54% dos homens e 48% das mulheres brasileiras estão acima do peso. Apenas 23% da população ingere a porção diária recomendada pela OMS, de cinco ou mais porções ao dia de frutas, verduras e legumes, enquanto 31,5% consomem carne gordurosa e 26% tomam refrigerantes regularmente.

O folder produzido pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Federação Mundial do Coração traz dicas importantes para promoção de atividades física e de incentivo para uma dieta saudável ao coração.

“Crianças e adolescentes devem fazer atividade física moderada à vigorosa todos os dias pelos menos 60 minutos”, orienta Carlos Alberto Machado. As atividades moderadas são, por exemplo, dança, caminhada no parque, passear com o cachorro ou ajudar os pais a lavar o carro. Já o exercício vigoroso é correr, pedalar, nadar, praticar esportes competitivos ou mesmo brincar. “Não se deve passar a tarde no vídeo game ou vendo TV”, complementa o cardiologista.

O folder com as dicas completas pode ser baixado na internet no site da SBC (www.cardiol.br) no seguinte link: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/pdf/cartaz-dmc2013.pdf. Lá também professores, agentes comunitários, pais, podem fazer o download de um cartaz com o slogan “Ajude as crianças a seguir o caminho para um coração saudável”. Link do cartaz: http://prevencao.cardiol.br/campanhas/pdf/folder-dmc2013.pdf





SERVIÇO:
Ação: bate-papo nas salas de aula, distribuição de cartilhas informativas, avaliação do nível de atividade física, medição do IMC (peso e estatura corporal) e da pressão arterial das crianças e adolescentes

Local: SESC Ilhotas

Endereço: Rua Heitor Castelo Branco, 2700 – Ilhotas – Teresina PI

Data: 25 de setembro

Horário: 8hs às 12hs

Fonte: assessori

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: