Saúde

ALERTA

Teresina tem aumento de 31% no número de casos de Dengue em apenas uma semana

Foram notificados 199 novos casos na capital nos últimos sete dias

Da Redação

Terça - 12/03/2024 às 11:51



Foto: DC-GATHANY/PHANIE/AFP Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus
Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus

Teresina (PI) - O número de casos de dengue registrados em Teresina sofreu um aumento de 31% em apenas uma semana. Segundo dados do Boletim Epidemiológico, no período de 02 a 08 de março o número de casos confirmados subiu de 472 para 669. Além disso, houve o registro de 199 novos casos notificados

Os dados mais recentes foram consolidados no dia 07 de março de 2024 pela equipe técnica da Gerência de Vigilância Epidemiológica.

Na capital ainda não foi registrada nenhuma morte por causa da doença. O Piauí até o momento teve o registro de uma morte por dengue no município de Bom Jesus, a 589 km de Teresina.

Segundo os dados comparativos de dengue no Piauí entre 2023 e 2024, houve um aumento de 61,1% em relação aos períodos de janeiro a 8 de março. Os municípios com maior número de casos prováveis de dengue no Piauí, desde de janeiro de 2024, são Teresina (851 casos), Bom Jesus (536), Currais (230), Guadalupe (80) e Ribeiro Gonçalves (71).

A dengue é transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, portanto a melhor forma de prevenir a doença é por meio do combate a proliferação do mosquito que se reproduz em focos de água parada.  Para isso, basta tomar algumas medidas como manter sempre a caixa d'água bem fechada, amarrar bem sacos de lixo, guardar pneus em locais cobertos sempre verificando se não tem água acumulada, não acumular sucata/entulho, não jogar lixo fora do local correto, colocar areia nos vasos de planta para evitar que acumulem água, limpar as calhas da casa, esvaziar potes, garrafas pet e vasos.

Fonte: FMS e SESAPI

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: