Saúde

FEBRE MACULOSA

Teresina investiga dois casos suspeitos da 'doença do carrapato'

Os pacientes investigados são duas jovens do município de Caxias que foram atendidas em Teresina

Da Redação

Terça - 20/06/2023 às 08:58



Foto: Prefeitura de Jundiaí Carrapato hospedeiro da doença bacteriana
Carrapato hospedeiro da doença bacteriana

Teresina investiga dois casos suspeitos de febre maculosa,, popularmente conhecida como 'doença do carrapato'. A informação foi confirmada pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) através do boletim epidemiológico divulgado nessa segunda-feira (19).

Os pacientes investigados são duas jovens do município de Caxias, no Maranhão. Eles foram atendidos no Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela, em Teresina e liberados para tratamento em casa. Foram coletadas amostras dos pacientes e enviadas para o Laboratório Central (Lacen). 

Os resultados devem ser divulgados em até 30 dias. O boletim também aponta que oito casos suspeitos de febre maculosa que estavam sendo investigados em Teresina foram descartados.  

A doença é transmitida por carrapatos e pode levar à morte. Todo caso suspeito deve ser comunicado em até 24 horas após a suspeita inicial. 

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça e dores musculares. Pode haver erupções, geralmente com pele escura ou crosta no local da picada de carrapato. A febre maculosa responde bem ao tratamento imediato com antibióticos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: