Saúde

HACKERS

Sistema E-Sus volta a funcionar e Sesapi deve notificar mais de 9 mil casos de Covid hoje

Segundo a Secretária, mais de 9 mil casos de Covid ficaram represados com o ataque de hackers ao sistema E-Sus

Alinny Maria

Quinta - 06/01/2022 às 14:15



Foto: Divulgação/Sesapi Secretário de saúde, Florentino Neto
Secretário de saúde, Florentino Neto

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) emitiu um comunicado na tarde desta quinta-feira (06) para informar que há pelo menos 9 mil casos de Covid-19 represados no Piauí pela Plataforma E-Sus, sistema que notifica mortes e casos provocados pelo novo coronavírus em todo país. O sistema ficou fora do ar por causa de um ataque hacker e isso fez com que o número real de casos e mortes não fosse divulgado no dia em que ocorreu.

Conforme a Sesapi, a plataforma E-Sus liberou todos os casos confirmados de Covid-19 neste período em que o sistema esteve fora do ar e no boletim que será divulgado hoje, haverá um aumento de notificações. O sistema foi atacado no dia  09 de dezembro de 2021, mas durante todo esse período, as secretarias municipais de saúde do Piauí continuaram alimentando o sistema com informações anteriores ao ataque.

Segundo o Superintendente de Atenção à saúde e Municipios da Sesapi, Herlon Guimarães, o boletim de hoje vai trazer números represados desde 11 de outubro de 2021 até o dia 06 de janeiro de 2022. 

“Então teremos cerca de nove mil casos represados. O objetivo é manter a transparência dos dados e, queremos dizer para a população não se preocupar porque são números que estavam retidos durante essa instabilidade da plataforma”, afirma.

O  E-SUS Notifica estava inacessível desde de 10 de dezembro. A página do ConecteSUS, responsável pela emissão pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, ainda segue fora do ar.

Fonte: Sesapi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: