Saúde

PSICOLOGIA

Psicóloga afirma que medo e incerteza são uma constante durante o relacionamento abusivo

Alana Giúska pontua que quando a violência chega a ser física, existem as marcas que ficam visíveis

Da redação

Sábado - 17/07/2021 às 17:46



Foto: Divulgação Alana Giúska
Alana Giúska

Você sabe identificar um relacionamento abusivo? É um tipo de relação em que uma das pessoas se torna vítima de agressões, sejam elas verbais, psicológicas, físicas, sexuais ou financeiras. É aquela em que predomina o poder excessivo de um sobre o outro. Diante do aumento de casos, em meio a pandemia, a psicóloga Alana Giúska afirma que existem dois pontos dentro dessa relação, que é o medo e a incerteza.

Alana Giúska pontua que quando a violência chega a ser física, existem as marcas que ficam visíveis, mas quando é psicológica, a própria vítima, muitas vezes, tem certa dificuldade de reconhecer isso como abuso. "De acordo com a minha experiência, normalmente quando chega ao ponto de haver essa agressão física, diversos outros tipos de violência podem vir a acontecer no decorrer dessa relação, como a própria violência verbal" destacou a psicóloga.

Veja a lista de cidades do Piauí que mais vacinaram contra Covid-19

Novos grupos prioritários poderão agendar vacinação contra Covid amanhã (14)

Pfizer pede inclusão em bula da indicação de vacina para crianças


A especialista ainda ressalta que como a mente e corpo trabalham juntos, é natural que, tanto a mente quanto o corpo, sofram com esses abusos em certa sobrecarga. Quando acontece o abuso, seja ele qual for, pode resultar em danos como angústia, baixa autoestima, depressão, ansiedade, retraimento social, fobias e nos aspectos orgânicos que são os aspectos físicos, enxaqueca, problemas gastrointestinais, baixa qualidade ou mesmo excesso de sono dentre outros, fazendo com que a pessoa abusada perca o equilíbrio necessário para gozar de uma vida plena.

Diante disso, é importante que a vítima procure ajuda ao passar por agressão.  Muitas vezes quem é agredido não consegue lidar bem com essa situação ou demora muito tempo para tentar sair desse ciclo, por isso o apoio psicológico é salutar. Ao se deparar com a ajuda de um profissional, encontra-se um ambiente facilitador para se fortalecer e, principalmente,  perceber a dinâmica relacional, como se entendesse que não merece aquilo. "A ajuda psicológica faz com que o indivíduo se perceba nessa dinâmica relacional, tomando consciência do abuso de forma cada vez mais nítida, reavaliando, sendo acolhido e evitando assim, danos emocionais severos bem como em uma negativa para

Fonte: Leal Comunicação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: