Saúde

Piauí registra primeira morte por Chikungunya em Teresina

Boletim epidemiológico da Sesapi divulgado nesta quinta (08) alerta para os cuidados com as doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti

Quinta - 08/09/2016 às 18:09



Foto: Divulgação O Aedes aegypti transmite dengue e chikungunya, também pode transmitir o vírus da zika
O Aedes aegypti transmite dengue e chikungunya, também pode transmitir o vírus da zika

De acordo com boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) nesta quinta-feira (08), Teresina registrou o primeiro caso de óbito confirmado pela febre chikungunya.

Em todo o estado, em 2016 foram notificados 2.214 casos suspeitos, sendo 948 confirmados laboratorialmente. Em 2015, foram 259 casos de chikungunya, em seis municípios.

A secretaria alerta para o crescente número de casos de doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti: Dengue, chikungunya e zika vírus.

Em um comparativo que compreende os meses de janeiro a setembro de 2016, o estado notificou 5.010 casos de dengue, uma redução de 31,2% em relação ao mesmo período de 2015. Os municípios de Teresina, Cocal, Simões, Picos e Caldeirão Grande concentram os maiores números de casos suspeitos. Os dados foram divulgados pela Sala Estadual de Coordenação e Controle de Ações de Enfrentamento à Dengue.

No que se refere aos casos de zika vírus, o Piauí notificou 316 casos prováveis, em 31 municípios.


Microcefalia
A atualização do boletim epidemiológico mostra que no Piauí foram notificados 188 casos notificados de microcefalia. Destes, noventa e cinco já foram confirmados, sendo dois deles relacionados ao zika vírus. Além disso, dos 188, treze estão em investigação e 80 foram descartados.

Fonte: Roberto Araujo, com informações da Sesapi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: