Saúde

SAÚDE

Piauí distribui mais de 16 mil medicamentos para casos leves da Covid-19

Os pacientes imunocomprometidos com mais de 18 anos e pessoas acima de 65 anos fazem parte do grupo prioritário

Da Redação

Quinta - 15/02/2024 às 12:31



Foto: Divulgação
Divulgação

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) recebeu mais de 16 mil unidades de medicamento destinado ao tratamento de casos leves e moderados da Covid-19, A medicação é disponibilizada pelo Ministério da Saúde, através do Sistema Único de Saúde (SUS), e agora será distribuída para todas as gerências regionais de saúde pela Diretoria de Unidade da Assistência Farmacêutica (Duaf). 

O Paxlovid, é um medicamento composto por nirmatrelvir e ritonavir, e é indicado para pacientes não hospitalizados que apresentam elevado risco de complicações e não necessitam de oxigênio suplementar. O medicamento será destinado a pacientes adultos com Covid-19, que não estejam internados, mas que tenham risco de agravamento da doença. 

A Sesapi ressalta a importância das medidas de prevenção contra a Covid-19, como distanciamento físico, higiene das mãos, uso de máscaras e a vacinação. As demais medidas continuam sendo fundamentais para evitar casos graves e óbitos. 

O medicamento Paxlovid representa mais uma ferramenta no combate à pandemia, e a Sesapi reforça o compromisso em garantir o acesso ao tratamento para a população que apresenta maior risco de agravamento da doença.

Os Grupos prioritários para receber o medicamento nessa primeira fase de distribuição são pacientes imunocomprometidos com mais de 18 anos e pessoas acima de 65 anos com, ou sem comorbidades. A prescrição médica com teste positivo/reagente deverá ser apresentada ao buscar o medicamento em uma das gerências regionais de saúde.  

Fonte: Sesapi

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: