Saúde

DOENÇA

Período chuvoso requer cuidados com vírus da dengue e zica, alerta FMS

O acumulo de água parada favorece a proliferação dos insetos causadores das doenças

Redação

Quinta - 01/02/2024 às 14:21



Foto: Divulgação Agentes de endemias trabalham para prevenir e controlar doenças
Agentes de endemias trabalham para prevenir e controlar doenças

A Fundação Municipal de Saúde -FMS- de Teresina faz um alerta à população em relação ao vírus que causa as doenças da dengue, zika e chikungunya. Com o início do período chuvoso, existe a facilidade de proliferação dos insetos causadores das doenças, por isso a preocupação em redobrar os cuidados em casa, informa a fundação. Em casos mais graves a enfermidade pode causar hemorragia ou até mesmo a morte. 

“O período chuvoso favorece a formação de poças de água, onde o Aedes aegypti e Aedes albopictus colocam seus ovos e dão origem ao mosquito. Se o mosquito estava infectado pela dengue, zika, chikungunya ou outras viroses todos os seus ovos também estarão contaminados”, explica a médica, membro da diretoria de Vigilância em Saúde da FMS, Amparo Salmito. 

A médica diz ainda que o cuidado é no descarte de lixo e nos locais que podem acumular água parada. Garrafas devem ser guardadas fechadas ou com a boca virada para baixo. As calhas dos telhados e caixas d’água devem ser mantidas limpas, assim como ralos e vasos sanitários tampados. Vasos de plantas com pratos de plástico devem ser evitados. 

“É muito importante que os quintais e locais ao ar livre passem por limpeza frequente, pois qualquer material que permita o mínimo acúmulo de água pode se tornar um criadouro do mosquito, mesmo uma tampinha de garrafa”, alerta Amparo Salmito. 

Os sintomas das doenças incluem febre, dores no corpo, dores de cabeça e nos olhos, falta de ar, manchas na pele e indisposição. Nos casos mais graves podem causar hemorragia e até morte. Nesta sexta-feira (02) às 9h30, a pasta lançará no auditório da sede da FMS, na Rua Governador Artur de Vasconcelos, 3015, bairro Aeroporto, o Calendário Ecoepidemiológico, uma ferramenta que auxiliará o trabalho de campo dos agentes de endemias no combate ao Aedes aegypti, mosquito causador das doenças da dengue, zika e chikungunya.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: