Saúde

ALERTA PARA SAÚDE

Obesidade entre jovens cresceu 17,1% no Brasil em 2023; dado acende alerta

Aumenta em 90% o número de indivíduos entre 18 e 24 anos com índice de massa corporal (IMC) com obesidade

Da Redação

Sexta - 01/03/2024 às 12:13



Foto: Divulgação Obesidade é dos importantes fatores de risco, senão a principal causa, de hipertensão, diabetes e outras doenças cardiovasculares, incluindo a insufic
Obesidade é dos importantes fatores de risco, senão a principal causa, de hipertensão, diabetes e outras doenças cardiovasculares, incluindo a insufic

A obesidade é um desafio crescente que afeta não apenas o Brasil, mas também muitos outros países ao redor do mundo. Segundo o Atlas Mundial da Obesidade 2023, as projeções são alarmantes para o Brasil, estima-se que 41% da população adulta enfrentará essa condição até 2035. Além disso, o crescimento anual da obesidade na população infantil atinge um nível preocupante de 4,4%, em comparação com os Estados Unidos, que apresentam uma taxa de 2,4%.

Os números são ainda mais preocupantes quando se trata dos jovens brasileiros. Em 2022, 9% dos indivíduos entre 18 e 24 anos tinham um índice de massa corporal (IMC) indicando obesidade. No entanto esse percentual aumentou para 17,1% em 2023, representando um aumento de 90%, de acordo com dados do Inquérito telefônico de fatores de risco para doenças crônicas não transmissíveis em tempos de pandemia (Covitel).

Em meio a esse cenário, o Dia Mundial da Obesidade, celebrado em 4 de março, destaca a importância da conscientização e da busca por uma vida mais saudável.

No entanto, enfrentamos o desafio de combater não apenas a obesidade em si, mas também os mitos e as fake news que cercam o tema. Por isso a diretora técnica do Emagrecentro, uma rede especializada em emagrecimento saudável, doutora Sylvia Ramuth, destaca a necessidade de esclarecer algumas dessas informações equivocadas:

Substituir refeições por frutas é saudável?
A médica adverte que essa prática pode privar o corpo de nutrientes essenciais e que algumas frutas são ricas em carboidratos e calorias, o que pode prejudicar os esforços para perder peso de forma saudável.

Água com limão emagrece?
Embora não seja uma solução milagrosa para perda de peso, a água com limão oferece benefícios para a saúde, sendo rica em vitamina C e outros nutrientes que contribuem para a imunidade.

Chás emagrecem?
Os chás podem oferecer benefícios para o bem-estar e a saúde, mas não são soluções mágicas para emagrecimento. É importante ter cuidado com receitas milagrosas e manter uma alimentação saudável.

Programas de emagrecimento funcionam?
Segundo Dra. Sylvia, programas de emagrecimento podem ser eficazes quando realizados em clínicas sérias, baseados em pesquisas científicas e promovendo a reeducação alimentar.

"Para ter ideia, o método 4 fases do Emagrecentro foi baseado em mais de 100 trabalhos científicos e apresenta publicação científica em revista internacional de saúde sobre a eficácia de seus resultados. O protocolo de cinco semanas, por exemplo, conta com check-up semanal para acompanhar a evolução da orientação alimentar e promover uma reeducação alimentar”, pontuou a médica.

Fonte: Emagrecentro

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: