Saúde

NOTA CONJUNTA

OAB, CRM e outros conselhos alertam sobre o colapso do sistema de saúde do Piauí

A Nota Conjunta expõe a situação real do sistema de saúde em decorrência da grande quantidade de casos e óbitos causados pela Covid-19

Cintia Lucas

Sexta - 12/03/2021 às 17:40



Foto: Divulgação UTI lotadas com pacientes de Covid-19
UTI lotadas com pacientes de Covid-19

Diante do colapso no sistema de saúde relativo à falta de leitos de UTI voltados para tratamento de Covid-19, diretores do Conselho Regional de Medicina do Piauí - CRM-PI, da OAB Piauí, Conselho Regional de Enfermagem- COREN-PI e do Conselho Regional de Fisioterapia- CREFITO-14 emitiram nesta sexta-feira, após reunião por videoconferência, uma Nota Conjunta de alerta à sociedade e aos gestores piauienses para a adoção de medidas mais rígidas e eficazes para a preservação da vida humana no momento de pandemia.

A Nota Conjunta expõe a situação real do sistema de saúde em decorrência da grande quantidade de casos e óbitos causados pela Covid-19. O aumento do número de casos e óbitos pela Covid, a circulação das novas variantes do coranavírus, a ocupação de 100% dos leitos de UTI, a lista de espera, a escassez de insumos e medicações no mercado, o ritmo lento de vacinação, dentre outros assuntos foram abordados no documento.

A Nota Conjunta reforça o que o CRM-PI já vem alertando, qual seja a necessidade de reforço na adoção, tais como o uso de máscara, higienização das mãos, bem como a ampliação das medidas restritivas já implantadas no que se refere à circulação de pessoas, o distanciamento social ampliado, entre outras. O que as entidades concordam é que faz-se urgente a adoção de medidas que impeçam mais mortes, principalmente por falta de vagas no sistema de saúde pública e privado.

NOTA CONJUNTA DE ALERTA À SOCIEDADE E AOS GESTORES PIAUIENSE (1).pdf

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: