Saúde

SAÚDE

O que é Edema nos Ligamentos Interespinhosos?

Afinal de contas, é ela quem nos sustenta todos os dias e, sem ela, não conseguiríamos fazer as coisas mais simples do dia a dia

Da redação

Terça - 19/04/2022 às 15:30



Foto: Divulgação Edema
Edema

Cuidar da nossa saúde é algo essencial, uma vez que ela é vital para que se consiga fazer as coisas mais simples do dia a dia. Mas, dentre todos os cuidados, com certeza um dos que as pessoas mais procuram se atentar diz respeito à saúde da coluna.

Afinal de contas, é ela quem nos sustenta todos os dias e, sem ela, não conseguiríamos fazer as coisas mais simples do dia a dia. Com certeza você não quer estar praticando algum exercício e, do nada, a sua coluna travar, não é mesmo?

Por isso, ter hábitos saudáveis, a fim de evitar o problema, é algo essencial. No entanto, por mais que se tenha todos os cuidados possíveis, a verdade é que a nossa coluna é muito suscetível a desgastes e doenças.

Afinal de contas, a utilizamos de forma constante, para qualquer coisa mais simples que seja. Por isso, pessoas mais velhas ou em condições mais específicas podem ser surpreendidas com o diagnóstico de edema nos ligamentos interespinhosos. Mas o que isso quer dizer?

Será que essa é uma doença do qual o paciente deve passar por uma cirurgia endoscópica de coluna? Quais são os riscos? O paciente tem chances de ficar paralisado, sem conseguir se mexer? Como tratar ou evitar isso?

Com certeza essas são as dúvidas mais comuns sobre esse tipo de edema. Mas, se você obteve esse diagnóstico, é fundamental ter todas as respostas, até mesmo para que você se sinta mais tranquilo em relação à doença. Por isso, no artigo de hoje, iremos abordar os principais pontos. Confira!

O que é Edema nos Ligamentos Interespinhosos?

Em suma, nada mais é que um tipo de inflamação ou inchaço, o qual pode ocorrer entre os processos espinhosos da coluna. Os ligamentos interespinhosos nada mais são que umas espécies de "tiras finas", as quais ligam os ossos à região.

A sua função é promover a estabilidade entre os ossos. No entanto, sempre que houver qualquer tipo de desequilíbrio entre demanda e musculatura nesse local, pode ocorrer esse tipo de inchaço, o qual se chama edema nos ligamentos interespinhosos.

Na grande maioria dos casos, pessoas que ficam muito tempo sentadas ou que tem má postura é que costumam ter esse tipo de problema. E isso acontece porque, nessa posição, há mais sobrecarga nessa área.

Além do mais, algumas das vezes o paciente pode receber o diagnóstico como "injúria dos ligamentos" ou "edema por sobrecarga mecânica dos ligamentos". No entanto, todos eles se referem a mesma coisa.

Como o edema nos ligamentos interespinhosos ocorre?

Como dito, a função principal dos ligamentos é promover certa proteção às articulações, além de oferecer estabilidade a nossa coluna vertebral. E isso acontece através da limitação dos movimentos de flexão, devido ao fato de ser pouco elástica.

Isso quer dizer que eles unem os ossos da coluna, uns aos outros. O intuito é fazer com que se tenha um eixo, do qual seja possível apoiar o movimento do tronco, sem que haja qualquer tipo de desequilíbrio ou movimentos fora do normal.

Contudo, os ligamentos têm uma rica inervação, nervos que transmitem sinal de dor. A inflamação, por sua vez, é uma reação natural para combater lesão, a qual tem por resposta a dilatação dos vasos e o aumento do fluxo sanguíneo, além de outros fluidos naturais.

Além do mais, os ligamentos são formados por um tecido fibroso, em especial de colágeno. Ou seja, o edema acontece devido a sobrecarga e resistência natural. Quem teve que passar por uma cirurgia de joelho, devido a uma hérnia, sabe a dor que pode acontecer.

Aqui, as dores também são frequentes, em especial quando o paciente é sedentário ou tem uma postura errada. Fora isso, fazer exercícios da maneira errada, forçando a coluna, pode deixá-la sobrecarregada.

Ou seja, a coluna tende a ficar inflamada. De forma popular, as pessoas conhecem o edema por ser um inchaço. Mas, nesse caso, por ser uma região profunda, ela não é perceptível.

Qual a frequência e gravidade do Edema nos Ligamentos Interespinhosos?

Diferente do que você possa estar imaginando, esse tipo de alteração não é grave. Fora isso, é bem comum de acontecer com a população geral. Mas, ainda que seja algo comum, não quer dizer que não exige tratamento.

Além do mais, esse edema pode acontecer em qualquer parte da coluna (cervical, torácica e lombar). Mas, devido a disposição, é mais comum que ocorra na lombar, a qual fica situada bem no final da coluna.

Fora isso, é um tanto quanto comum que haja processos dolorosos frequentes em pessoas com sobrecarga na região da coluna. Mas, às vezes, essa dor ocorre de maneira repentina, devido a um trauma intenso, como um acidente de moto, o qual pode levar a ruptura do ligamento.

Contudo, agachamento repetitivo com pesos, extensão repetida do tronco, flexão ou pegar um peso no chão, de forma constante e repetitiva, também é capaz de ocasionar em uma sobrecarga crônica e levar ao edema.

No entanto, não podemos deixar de citar que apenas um movimento errado também é capaz de ocasionar nessa lesão, ainda que seja mais raro. Isso acontece quando a região da coluna não está protegida.

Por isso, torna-se mais suscetível ao edema. Mas, quando há esse problema, é comum que você sinta dor em outras regiões, como raízes nervosas, músculos e demais articulações. Também é normal que o paciente sinta mais dor conforme faz movimentos de flexão.

Como é o diagnóstico do Edema nos Ligamentos Interespinhosos?

Quando você sente alguma dor na região do joelho, você procura pelo médico de joelho. Por isso, a fim de obter o diagnóstico desse problema, apenas um médico especialista é capaz de lhe conduzir aos exames.

Mas, nesse caso, o diagnóstico é clínico, ou seja, por intermédio de um exame físico, mas sem deixar de avaliar a coluna. Isso acontece porque é um tanto "comum" ter dores nessa área, a qual pode ser indício de diversos outros problemas.

Por isso, o médico deve avaliar com certo requinte e chegar à conclusão com o máximo de precisão. Então, caso ele sinta alguma dúvida, o exame de ressonância magnética é um grande aliado para lhe dar um ótimo apoio.

Como é o tratamento para edema nos ligamentos interespinhosos?

Muitas pessoas, ao sentirem dor na coluna, ficam com medo de ir ao médico, pois tem receio de ser um problema muito grave. No entanto, no caso de ser esse tipo de edema, é um medo completamente desnecessário.

Afinal de contas, trata-se de um problema do qual se pode tratar de uma forma muito simples. E, se você quer saber se precisa de cirurgia, a resposta é não. Pelo menos na grande maioria das vezes. Quem tem histórico de cirurgia no ombro ou uma outra, tem esse medo.

No entanto, para esse caso, é muito raro tratar com cirurgia. Na verdade, a forma mais simples de resolver é controlando a dor e a inflamação. Mas como? Apenas com analgésicos e anti-inflamatórios, além de mudar alguns hábitos.

Ou seja, o paciente deve aprender a ter uma postura correta, além de evitar carregar pesos ou mesmo forçar a região. O repouso relativo também é uma ótima alternativa, ao menos até que o paciente sinta menos dor.

Quando isso acontecer, o médico pode indicar alguns exercícios para estabilizar a postura e fortalecer a coluna e os músculos das costas, o qual ajuda na sustentação e a estabilizar o complexo do lombo-pélvico-abdominal.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: