Saúde

COVID-19

Município do Piauí está há quase um mês sem registrar casos da Covid-19

Na cidade o esforço para barrar a contaminação é coletivo moradores e gestores trabalham juntos para evitar o contágio

Redação

Domingo - 21/03/2021 às 09:20



Foto: Foto: Reprodução Patos do Piauí
Patos do Piauí

O estado do Piauí vive uma crise sanitária sem precedentes, assim como em todo o brasil, mas um município distante 400 km da capital Teresina, tem ido na contramão do descontrole e mostrado que é possível controlar a disseminação do vírus.

Na cidade de Patos do Piauí, mesmo um ano depois da pandemia, moradores e a fiscalização continuam atentos e tomando todos os cuidados possíveis para evitaram o contágio pela Covid-19. Todos os dias nas ruas da pequena cidade, com pouco mais de 6 mil habitantes, o carro de som com mensagens sobre cuidado e prevenção vai passando, escutar sobre a importância do uso da máscara e do distanciamento social virou rotina e fez com que a população se conscientizasse para o perigo da doença.

O município é um dos poucos em meio ao colapso que o Brasil inteiro vive que zerou o número de casos confirmados da doença. Além do auxílio do carro de som, na cidade há também a visita regular de agentes da vigilância sanitária que vão de casa em casa orientar e fiscalizar os moradores, no município ocorre também o controle na entrada da cidade feito pela polícia militar para evitar que o vírus chegue de fora da cidade.

A cidade nunca parou de fato, mas fez mudanças importantes que foram seguidas a risca pela população. A igreja está completamente fechada há cerca de um ano, os fiéis preferem agora fazer as celebrações ao ar livre onde é mais seguro, com o devido distanciamento social. O comércio funciona de segunda a sexta-feira, no entanto a entrada é limitada a somente três pessoas por vez, na educação a aula remota foi mantida e pais e professores se organizaram para que alunos sem internet pudessem continuar estudando.

A vacinação também é um dos fatores responsáveis, todos os idosos com mais de 80 anos que vivem na cidade já foram imunizados contra a doença, o município espera receber novas doses para continuar com o processo de vacinação e manter efetivamente o vírus fora da cidade.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: