Saúde

PANDEMIA

Morte de jovem com suspeita de Covid-19 causa apreensão em Simplício Mendes

Medo de contaminação gera tensão porque outras pessoas podem ter sido contaminadas e espalhar o vírus na região

Por Luiz Brandão

Sexta - 03/04/2020 às 07:04



Foto: Arquivo pessoal Emilena Moreira: morte rápida e preocupante
Emilena Moreira: morte rápida e preocupante

A morte da jovem Emilena Moreira, de 22 anos, ocorrida nesta quinta-feira (02), está causando muita apreensão na população da cidade de Simplício Mendes, porque há suspeita de que tenha ocorrido por infecção com o novo coronavírus. Mas só os exames enviados para o Laboratório Central do Estado - Lacen, vão poder esclarecer as causas do óbito.

Com a pandemia, as pessoas estão como muito medo de se contaminar com o novo coronavírus e a notícia de uma morte pelo novo vírus gera mais preocupação porque é a certeza de que a doença chegou àquela cidade e que outras pessoas ali residentes podem estar contaminadas.

A causa da morte de Emilena Moreira precisar ser esclarecida o mais rápido possível, porque pode ter sido pela Covid-19 como também por infecção severa por Salmonella, bactéria que causa intoxicação alimentar e pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

Emilena morreu no Hospital José de Moura Fé, em Simplício Mendes (PI), e não apresetava sintomas de infecção pelo novo coronavírus nas duas das três vezes que procurou aquela unidade de saúde nos cinco dias antes do óbito.

De acordo com o médico Maycon de Nascimento, diretor do hospital onde a jovem morreu, entre os dias 28 de março e 1° de abril, ela esteve três vezes naquela unidade de saúde. Nas duas primeiras vezes não apresentou queixas compatíveis com sintomas de infecção pelo novo coronavírus. 

Segundo nota assinada pelo médico, a primeira vez que a moça procurou o hospital foi no sábado (28.03). Ela tinha quadro de diarreia e vômitos e disse que achava ter comido alguma coisa estragada e que sofria com problemas intestinais. Ela foi medicada, apresentou melhora e foi para casa.

Dois dias depois, na segunda-feira (30.03), Emilena voltou ao hospital com as mesmas queixas. Foi medicada, mas desta vez foi colocada em observação. Ela apresentou melhoras com a medicação e até por precaução contra a Covid-19, foi novamente aconselhada a ir para casa e repousar.

De acordou com a nota do médico, na quarta-feira (01) a jovem deu entrada pela terceira vez no hospital, mas agora tinha sintomas de infeção pelo novo coronavírus. O quadro clínico piorou rápido e ela teve insuficiência respiratória, chegou a ser entubada, mas sofreu uma parada cardiorrespiratória e faleceu.

A morte da jovem vem causando muita apreensão em Simplício Mendes, cidade a 384 quilômetros de Teresina, por causa da pandemia da Covid-19. Por causa disso, foi colhido material genético da vítima para exames no Laboratório Central do Estado - Lacen, em Teresina.


A jovem Emilena Moreira era teresinense, mas casou-se com um técnico em informática residente em Simplício Mendes e mudou-se para aquela cidade. De acordo com Informações obtidas pelo portal Piauí Hoje.Com, ela era muito recatada e pouco saia de casa.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: