Saúde

CUSTEIO

Ministra da Saúde autoriza aumento de R$ 28 milhões na verba de custeio do HU

Desde que assumiu o mandato, o deputado Dr Francisco articula projetos para ampliar recursos para HU

Por Luiz Brandão e Cinthia Lucas

Quarta - 21/06/2023 às 18:24



Foto: Divulgação Reunião define mais verbas para o HU
Reunião define mais verbas para o HU

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, assinou nesta quarta-feira (21) portaria autorizando aumentar em R$ 28 milhões anuais o custeio do Hospital Universitário do Piauí (HU-PI). A liberação de recursos atende a solicitação feita pelo deputado Dr. Francisco (PT/PI) para elevar o teto da MAC - valor máximo disponível para custear as ações e serviços de saúde de Média e Alta Complexidade - do Hospital. 

A articulação para a garantia dos recursos foi feita pelo parlamentar com apoio do ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias. O aumento da verba de custeio foi uma demanda apresentada pelo superintendente do HU, médico Paulo Márcio.

A assinatura da portaria aconteceu durante reunião da ministra Nísia Trindade com o também ministro Wellington Dias e o deputado Dr Francisco Costa, em Brasília. O ato foi acompanhado via internet pelo presidente da EBSERH - Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, Arthur Chioro, pelo superintende do HU, Paulo Márcio, e pelo reitor da Universidade Federal do Piauí Gildásio Guedes.

“É uma receita que passa a ser incorporada ao teto anual do HU, que possibilitará ampliação da quantidade de cirurgias, especialmente as cardíacas, tratamento de câncer, mais leitos para internações, além de exames e consultas de especialistas para reduzir as filas de espera dos pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde).  

O deputado agradeceu ao presidente Lula e à ministra Nísia Trindade pela sensibilidade em autorizar o aumentos dos recursos, que, segundo ele, resultarão em mais atendimento, mais prestação de serviços especializados para a população de todo o Piauí.

Desde que assumiu o mandato, o deputado Dr Francisco articula projetos para ampliar os recursos para o HU, que é uma unidade de excelência na formação acadêmica e já oferece procedimentos em diversas especialidades, mas tem capacidade de ofertar mais serviços. 

“Apresentamos ao Ministério da Saúde a proposta de aumento do teto financeiro do hospital, que, por sua vez, aumentará a quantidade de procedimentos ofertados à população”, contou o deputado. O investimento também favorece a formação de profissionais de saúde, já que o Hospital tem programas de residência médica.

Em parceria com a EBSERH, o HU e o apoio do ministro Wellington Dias, o deputado Dr Francisco encaminhou a demanda, acompanhou a formalização da proposta, os ajustes técnicos nos projetos e todo o trâmite de organização para liberar os recursos.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: