Saúde

SAÚDE EM CRISE

Médicos da rede municipal Teresina paralisam atividades nesta segunda-feira (22)

Na reunião, foi debatido as pautas de concurso público, reajuste salarial, condições de trabalho e indicativo de paralisação

Da redação

Segunda - 22/01/2024 às 09:36



Foto: Divulgação / ASCOM Simepi Médicos da prefeitura de Teresina paralisam atividades nesta segunda-feira
Médicos da prefeitura de Teresina paralisam atividades nesta segunda-feira

Os médicos da rede municipal de Teresina vão paralisaram suas atividades nesta segunda-feira (22). A ação foi decidida em uma Assembleia Geral realizada na semana passada no Sindicato dos Médicos do Piauí (Simepi). 

Na reunião, foi debatido as pautas de concurso público, reajuste salarial, condições de trabalho e indicativo de paralisação.

Conforme a presidente do SIMEPI e da FENAM, Doutora Lúcia Santos, a situação dos médicos em Teresina é muito preocupante.

“Os médicos estão revoltados com a prefeitura de Teresina, porque até agora não foram cumpridas as promessas do prefeito Dr. Pessoa Leal acerca da nossa carreira médica, concurso público e melhorias nas condições de trabalho”, aponta a presidente.

Já o Doutor Samuel Rego, vice-presidente do SIMEPI, completa dizendo que a saúde do município está em crise.

Os médicos nesse momento vão cruzar os braços devido ao descaso com a saúde pública da prefeitura.  Na segunda-feira (22) teremos nossa paralisação e quarta-feira (24) mais um assembleia, onde todos os médicos servidores do município de Teresina estão conclamados para participar”, ressalta o vice-presidente.

Em nota, a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), informou que uma reunião foi realizada no dia 12 de janeiro com o Sindicato dos Médicos onde ficou acordado um cronograma de execução do concurso em comum acordo com o sindicato. Além disso, a FMS ressaltou que também ficou estabelecido junto ao SIMEPI o cronograma de Lançamento de Edital para o mês de Março/2024. Confira a Nota:

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) esclarece que, em relação às reivindicações da categoria médica, foi realizada a reorganização do quadro de pessoal após levantamento “in loco” em todas as unidades de saúde do município da real necessidade de pessoal da instituição, com a aprovação da Lei nº 6.051/2023. Assim, ficou estabelecido junto ao SIMEPI o cronograma de Lançamento de Edital para o mês de Março/2024.

Quanto à questão salarial, as tratativas estão em tramitação junto à Prefeitura de Teresina para avaliação técnica e possibilidade de elaboração de um cronograma de implementação. Destacamos ainda que foi realizada reunião no dia 12 de janeiro com o Sindicato dos Médicos onde ficou acordado um cronograma de execução do concurso em comum acordo com o sindicato, com um entendimento comum do cronograma de execução com pauta prioritária esse tema, seguido da questão salarial de acordo com a disponibilidade orçamentária.

A FMS registra ainda que, segundo o site Glassdoor, a remuneração paga aos médicos do município de Teresina é a maior dentre todas as capitais do Nordeste. Por fim, no que se refere às condições de trabalho, a nova gestão da FMS está elaborando Plano de Ação de curto, médio e longo prazo para a solução das condições de trabalho dos profissionais e do atendimento à população.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: