Saúde

Lacen registra aumento de 75% no número de testes do pezinho no Piauí

Foram registrados 80 mil exames a mais que em 2022

Da Redação

Domingo - 14/04/2024 às 11:11



Foto: Divulgação/Sesapi Laboratório Central do Piauí ( Lacen)
Laboratório Central do Piauí ( Lacen)

Em 2023, o Laboratório Central de Saúde Pública Dr. Costa Alvarenga, o Lacen-PI, teve um aumento de 18% no número de exames realizados, em comparação com os números de 2022. Foram 80 mil atendimentos a mais que no ano anterior, totalizando cerca de 500 mil. Somente em relação aos testes do pezinho, foi registrada elevação de 75,7%. 

Em 2023, foram efetuados 262 mil exames de sangue para o teste do pezinho. E no ano anterior, o Lacen liberou 149.397 testes. Esse tipo de exame detecta inúmeras doenças nos primeiros dias de vida do bebê, permitindo que a família possa intervir desde cedo no caso de diagnóstico de alguma patologia.

O diretor do laboratório, Fabrício Amaral, afirma que este ano o Lacen está trabalhando no acompanhamento epidemiológico e detecção de doenças como a nova variante da Covid-19. Outro doença que está sendo monitorada é a dengue.

 “O Laboratório Central continua desempenhando um papel fundamental no acompanhamento epidemiológico, detectando, como por exemplo, no mês de janeiro de 2024 a circulação da variante JN.1 da Covid-19, informação extremamente necessária para as tomadas de decisões no controle da doença em nosso estado. Além disso, vem sendo decisivo no monitoramento dos recentes aumentos dos casos de dengue no sul do Estado”, afirmou.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: