Saúde

CARDIOPATIA CONGÊNITA

Hospital Infantil passa realizar cirurgia cardíaca pediátrica

Com isso, não há mais a necessidade de transportar as crianças para outros estados para a realização dos procedimentos

Da Redação

Terça - 10/10/2023 às 16:19



Foto: Divulgação Rafael Fonteles em visita ao Hospital Infantil
Rafael Fonteles em visita ao Hospital Infantil

Teresina (PI) - Crianças com cardiopatias congênitas agora podem ser operadas no Hospital Infantil Lucídio Portela (HILP), no Centro de Teresina, que já é referência em atendimento pediátrico. Esse é um momento histórico para a Saúde do Piauí. Nesta terça-feira (10), o governador Rafael Fonteles (PT) fez uma visita ao local. 

Recentemente, o HILP passou por uma expansão no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), saltando de nove para 28, sendo 10 deles entregues no dia 1º de setembro. Com o aumento, a fila de espera por leitos pediátricos foi encerrada no Piauí. A partir da expansão, também foi possível a realização contínua de cirurgias cardíacas, o que sanou a antiga necessidade de transportar crianças para outros estados para a realização de tais procedimentos. 

O governador colocou a realização de cirurgias cardíacas no HILP como um grande marco na história da saúde piauiense. 


 "Agora, podemos oferecer a elas [crianças] atendimento aqui mesmo no Piauí, com estrutura adequada e profissionais de qualidade! Estou muito feliz com mais esse grande passo que acabamos de dar!  Além disso, aumentamos o número de leitos de UTI e zeramos a fila de espera de atendimento! Também aumentamos de nove para 28 o número de leitos do HILP, triplicando sua capacidade! Muito bom ver esses avanços na área da saúde, um pilar de nosso governo. Vamos trabalhar para garantir cada vez mais acesso à saúde de qualidade para todos os piauienses!", comemorou o governador. 

Rafael Fonreles e a primeira-dama Isabel Fonteles visitam o HILP

O serviço de cirurgia cardíaca pediátrica do HILP dispõe, ainda, de laboratórios de última geração para exames diagnósticos, equipe multidisciplinar de cardiologistas pediátricos, enfermeiros especializados e outros profissionais de saúde, todos focados em proporcionar o melhor atendimento possível às crianças.

O diretor do HILP, Ribamar Bandeira, exaltou a realização de cirurgias cardíacas pediátricas integralmente via Sistema Único de Saúde (SUS) no hospital.

 "Antes, os pacientes eram atendidos em hospitais privados, em parceria com o Governo do Estado, ou em outros estados. Agora, todo o procedimento é feito no nosso hospital, 100% pelo SUS", afirmou o diretor.

Cristiana Ribeiro, natural de Bom Jesus, mãe do Luís Otávio, de 7 meses, foi uma das que mais comemorou a chegada do procedimento ao Piauí. Na segunda-feira (9), foi realizada a cirurgia de fechamento de janela do aorto pulmonar em seu filho, que sofria de um problema cardíaco raro. 

"Estou muito feliz. A cirurgia do meu filho foi um sucesso. Ele estava em boas mãos com uma equipe maravilhosa. Após a cirurgia, tenho certeza que ele vai levar uma vida normal. O hospital é maravilhoso e ele está tendo uma assistência incrível", finalizou.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: