Saúde

ALTA COMPLEXIDADE

Hospital de Piripiri implanta serviço de tratamento de fraturas ortopédicas

A iniciativa vai ampliar o acesso da população à esse tipo de serviço sem a necessidade de se deslocar à Teresina

Da Redação

Sexta - 08/03/2024 às 13:35



Foto: Governo do Piauí Hospital Chagas Rodrigues, em Piripiri
Hospital Chagas Rodrigues, em Piripiri

O Hospital Chagas Rodrigues, em Piripiri, implantou um serviço de tratamento de fraturas ortopédicas de alta complexidade que vai ampliar o acesso aos moradores dos municípios do Território dos Cocais. A população que precisava desse tipo de atendimento tinha de se deslocar à Teresina.

De acordo com o diretor-geral da unidade, Gabriel Mauriz, o início das cirurgias de grande porte na unidade, incluindo fêmur e úmero, vai reduzir o tempo de espera daqueles pacientes que precisariam se deslocar para outras cidades e reduzir a necessidade de regulação para hospitais em Teresina.

“Um marco importante foi alcançado com a implantação de um novo serviço na ortopedia, permitindo a realização de cirurgias de fêmur no próprio hospital. Essa iniciativa tem o objetivo de reduzir as esperas por cirurgias ortopédicas e de trauma no estado, evitando a necessidade de transferência de pacientes para locais distantes de seus lares e do apoio de seus familiares”, explicou o gestor.

O avanço nos atendimentos ortopédicos de alta complexidade no estado é resultado do programa Linhas de Cuidado ao Trauma. Criado em outubro de 2023, por meio da Rede de Urgências e Emergências (RUE) da Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi). A iniciativa conseguiu uma redução de 49% na fila de espera após a implementação de novos serviços em hospitais do interior.

“Estamos conseguindo êxito, alcançando resultados expressivos em pouco tempo. O objetivo é ampliar e fortalecer cada vez mais o programa, ampliando o acesso da população a serviços de saúde de excelência em todos os hospitais da rede pública estadual”, concluiu Dirceu Campêlo, superintendente de gestão da rede de média e alta complexidade da Sesapi.

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: