Saúde

EQUIPAMENTO

Grupo de pesquisadores criam adaptação de ventilador mecânico

Já foram realizados testes na Maternidade Evangelina Rosa que apontaram resultados satisfatórios

Redação

Terça - 31/03/2020 às 18:00



Foto: Divulgação Ventilador mecânico
Ventilador mecânico

Em panorama de pandemia, um grupo de pesquisadores da Universidade Federal do Piauí (UFPI) criou uma adaptação de ventiladores mecânicos para viabilizar a ampliação de atendimento aos pacientes infectados pelo novo Coronavírus (COVID-19). Ao ter conhecimento dessa iniciativa, o Centro das Indústrias do Estado do Piauí (CIEPI) investiu no projeto para garantir a agilidade da prestação de serviços.

O aparelho está em fase de teste e conta com a aprovação da Plataforma Brasil, que é o Comitê de Ética Nacional da Saúde. O engenheiro eletricista e professor da UFPI, Caio Damasceno, está coordenando o projeto e se mostra confiante na aprovação do Conselho Nacional. "O projeto está em fase de desenvolvimento e visa a adaptação dos ventiladores mecânicos para assistir dois ou até mesmo quatro pacientes, com assistência simultânea e de forma acessível. Essa é uma parceria fundamental que obtivemos com o CIEPI, pois nos forneceu todo o material necessário. Estamos confiantes, pois obtivemos excelentes resultados e tem grandes chances de dar certo", informa o engenheiro.

Já foram realizados testes na Maternidade Dona Evangelina Rosa (MDER), que apontaram resultados satisfatórios. O presidente do CIEPI, Andrade Júnior, comenta a importância do projeto para a assistência de pacientes infectados pela COVID-19.

"Fomos procurados pelo professor Caio Damasceno, que nos informou sobre a pesquisa em que ele e seus alunos, todos jovens cientistas, estão realizando no sentido de encontrar uma solução para um respirador mecânico, equipamento esse usado em muitos casos para pacientes acometido com Coronavírus e que chegam à situação de entubação. Resolvemos apoiar esta iniciativa porque seria uma solução local e vejo que possuem muita capacidade", relata.

Em campanha realizada pelos associados do CIEPI e Sinduscon para a compra de respiradores mecânicos foram arrecadados R$ 491 mil. "Com a arrecadação conseguimos comprar, no momento, um equipamento no valor de R$ 89.500 mil. Todas as quatro fábricas nacionais estão imbuídas de produzir. Com a pandemia, todos os estados e capitais estão à procura desse equipamento, que está em carência no pais", finaliza o presidente.

Fonte: Iconenoticia

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: