Saúde

DENGUE

Especialista dá dicas de como tratar a dengue em cada uma das 3 fases

A dengue é uma arbovirose transmitida pela picada da fêmea do mosquito aedes aegypti e pode levar à morte na sua forma mais grave

Da Redação

Sexta - 24/05/2024 às 17:27



Foto: Tua Saúde Mosquito da Dengue
Mosquito da Dengue

A médica da família da Prefeitura de Bom despacho, em Minas Gerais, Ana Flávia Quirino, explicou como as pessoas diagnosticados com dengue devem se tratar caso sintam algum dos sintomas da dengue. A dengue é uma arbovirose transmitida pela picada da fêmea do mosquito aedes aegypti e na forma mais grave pode até levar à morte. Nas últimas duas semanas a médica pediatra Laysa Geovanna Lira, de 47 anos e seu filho de 5 anos, Rafael Lira Matias morreram em Teresina por decorrência de dengue.

Segundo o boletim da Secretaria de Saúde do Estado, o Piauí registrou até o momento 10.429 casos prováveis de dengue.

DENGUE

A fêmea, responsável por transmitir o vírus se alimenta nas primeiras horas da manhã entre 5 e 6 horas da manhã, e ao anoitecer, entre 18 e 19 horas. A médica explica que a dengue possui 3 fases de evolução bem definidas e cada uma com um tratamento diferente.

A fase da febre, a fase da defervescência (ou fase crítica) e a fase da recuperação. Para cada uma delas tem tratamento específico", disse.

1º FASE

Na fase da febre os sintomas mais comuns são dor no corpo, dor de cabeça, dor nas costas, dor na junta, prostração, falta de apetite e perda de energia. Nessa fase da febre pode aparecer pequenas hemorragias no nariz, na gengiva, na urina e pontos vermelhos na pele.

Isso não representa dengue hemorrágica, isso é a dengue clássica. Mas significa que você tem que procurar atendimento médico para fazer exames de sangue seriado. É necessário a hiperidratação, isso porque o vírus da dengue promove uma desidratação do seu corpo. O principal tratamento é hidratar com muito soro. Para você ter uma ideia uma pessoa de 70 kg precisa tomar por dia 80 ml por quilo/dia. Isso significa 6 l de líquidos sendo 1/3 de soro. 2 l de soro por dia. E é nesse período que você está fraco, prostrado e com febre. Então é muito importante a proatividade no seu tratamento. Não utilizar anti-inflamatórios. Exceto Se for muito bem recomendável, como os pacientes que usam stents cardiológicos e tem patologias que necessitam de antiagregantes plaquetários. Isso porque os anti-inflamatórios cortam e dificultam a ação das plaquetas, que já são prejudicadas durante o adoecimento pela dengue", disse. 

2º FASE

Na segunda fase, considerada a mais crítica, é aquele momento que o paciente fica até três dias sem febre.

É aqui que as plaquetas despencam. Por isso que ela é uma uma frase de perigo, e deve merecer a sua atenção. Por isso a necessidade de hiperidratar na fase da febre. Imediatamente após o período febril fique atento nos seguintes sintomas: tontura dor abdominal persistência ou piora da fraqueza, persistência ou aparecimento de sangramento de mucosa. Se isso acontecer não hesite, procure atendimento médico com urgência

3º FASE

Passado o momento mais sensível o paciente já apresenta melhora dos sintomas e tende a se recuperar, explica a médica.

A terceira fase é a fase de recuperação. Ela se inicia a partir do oitavo dia de início dos sintomas. Aqui o seu corpo vai se sentindo cada vez melhor, o apetite vai retornando, as plaquetas já começam a subir. Seu corpo trabalhou duro para vencer a dengue. Essa fase pode durar até 15 dias.

Confira o vídeo

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: