Saúde

COVID-19

Drive thrus facilitam vacinação contra a gripe para púbico-alvo

Os Postos de saúde e o Centro Integrado Lineu Araújo, em Teresina, estão vacinando idosos, com 60 anos ou mais, e trabalhadores da saúde, contra o Influenza

Redação

Segunda - 13/04/2020 às 09:57



Foto: Erasmo Salomao/Ministério da Saúde Vacinação
Vacinação

Os Postos de saúde e o Centro Integrado Lineu Araújo, em Teresina, estão vacinando idosos, com 60 anos ou mais, e trabalhadores da saúde, contra o Influenza. Essa pessoas são público-alvo na primeira etapa de imunização. Além disso, a capital conta com dois postos drive thrus, onde é possível ser vacinado sem sair do carro.  

Os postos ficam abertos de segunda a sexta, das 8h às 16h. Um deles fica na Ponte Estaiada e o outro no Parque da Cidadania. A iniciativa visa diminuir as filas nos postos de saúde para evitar aglomerações. Essa é uma recomendação do Ministério da Saúde, em decorrência do coronavírus. 

De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), de Teresina, nos postos de vacinação as pessoas estão sendo organizadas em filas, com espaço de dois metros entre cada uma, e o atendimento é ordenado por senhas. 

A imunização também está sendo realizada em escolas e igrejas, por exemplo. Ao todo, Teresina conta com 114 locais de imunização, como explica a diretora de Vigilância em Saúde da Fundação Municipal de Saúde, Amariles Borba. Ela alerta que as pessoas com sintomas gripais estão sendo orientadas e separadas das demais, como forma de impedir que o Influenza se espalhe.    

“As escolas municipais estão fechadas por 15 dias, então a gente vai usar essa estrutura para fazer a vacinação. Em vez de fazer nas Unidades Básicas de Saúde, levamos as vacinas para essas escolas próximas para não misturar quem está gripado com quem vai vacinar. A vacina estará nas UBS, mas dependendo da demanda, a gente vai fazer em um local público”. 

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe, estava prevista para abril. Contudo, o Ministério da Saúde resolveu antecipá-la por causa da pandemia do coronavírus. Segundo o órgão, a medida vai facilitar o diagnóstico e manejo dos pacientes pelos médicos, uma vez que os sintomas da gripe e da Covid-19 são parecidos. Os especialistas destacam que a vacina não protege contra o coronavírus, mas contra os três tipos de vírus Influenza mais comuns no Brasil.  

Fonte: Agência Rádio Mais

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: