Saúde

FISCALIZAÇÃO

Coren-PI realiza vistorias em unidades de saúde da região Sul do Estado

Durante as visitas nas unidades de saúde, o conselheiro Dr. Antônio Neto e o chefe de Divisão de Fiscalização, Dr. Arthur Antunes, identificaram algumas irregularidades

Redação

Terça - 05/05/2020 às 16:49



Foto: Divulgação Fiscalização
Fiscalização

A equipe de fiscalização do Conselho Regional de Enfermagem do Piauí (Coren-PI) esteve nos municípios de Várzea Grande, Picos, Oeiras, Conceição do Canindé, Floriano e Francisco Ayres, na região Sul do Estado, para realizar vistorias em instituições de saúde.

Durante as visitas nas unidades de saúde, o conselheiro Dr. Antônio Neto e o chefe de Divisão de Fiscalização, Dr. Arthur Antunes, identificaram algumas irregularidades, tais como: a falta de fluxos definidos de entrada de profissionais e pacientes, a reutilização de máscara N95, sem que haja um protocolo definido pela instituição, além da ausência de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para os profissionais.

Os representantes do Coren-PI orientaram os profissionais de Enfermagem que atuam no combate à Covid-19 nas instituições e elencaram pontos fundamentais para o enfrentamento à pandemia, como o fluxo de entrada de pacientes e profissionais de Enfermagem nas instituições; a importância do plano de contingência; o uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) em quantidade suficiente para todos, em conformidade com as normativas vigentes, além do adequado dimensionamento dos profissionais.

De acordo com a presidente do Coren-PI, Tatiana Melo, as instituições de saúde precisam seguir corretamente as orientações sobre o uso dos EPIs, fluxo de atendimento, dentre outras medidas, para evitarmos novos casos de contaminação de profissionais de saúde. "O Piauí já registra muitos casos de profissionais de Enfermagem infectados com a Covid-19. Por isso, é fundamental que as unidades de saúde reforcem os cuidados com a proteção destes profissionais e também da população", pontua. 

Fonte: Priscila Florêncio

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: