Saúde

Simpósio sobre espasticidade discute tratamento de pessoa com deficiência físico-motora

O evento atraiu profissionais, estudantes, pacientes e familiares do Piauí e de outros estados.

Sábado - 17/09/2016 às 18:09



Foto: Cláudia Alves Ceir realiza simpósio sobre espasticidade
Ceir realiza simpósio sobre espasticidade

O Centro Integrado de Reabilitação (Ceir) realizou neste sábado (17), o I Simpósio de Espasticidade do Piauí, atraindo também profissionais de fora do estado. “O tema espasticidade é algo que precisa ser discutido e precisamos avançar mais nisso”, comenta o médico neurocirurgião Benjamim Pessoa Vale.

Para ele, a discussão e troca de conhecimentos é fundamental para a condução do melhor tratamento. “Estamos construindo o caminho da reabilitação no Piauí”, acrescenta o médico, que é presidente voluntário da Associação Reabilitar, organização social que administra o Ceir.

A espasticidade é um fator complicador na evolução de pessoas com deficiência físico-motora, ocasionando a contração de músculos e espasmos musculares. “Meu neto, que tem paralisia cerebral, hidrocefalia e hidroanencefalia, sofre muito com essa doença. Encontrei no simpósio a oportunidade de conhecer melhor o assunto”, conta a aposentada Francisca Machado, 68 anos, avó do paciente Luís Gustavo, 6 anos.
 

Segundo o fisioterapeuta Aderson Luz, superintendente multiprofissional do Ceir, “há mais de oito anos a instituição é referência no tratamento da pessoa com deficiência e agora está iniciando uma nova etapa: a produção e o compartilhamento de conhecimentos com a sociedade”.

Nesta segunda (19), o Ceir inicia as inscrições para o I Simpósio Piauiense de Psicologia na Reabilitação e I Seminário Piauiense de Reabilitação na Clínica de Microcefalia, no site www.reabilitar.org.br.

Fonte: Redação

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: