Saúde

COVID-19

Anvisa volta atrás e autoriza retomada de testes de vacina chinesa contra Covid-19

" A ANVISA informa que acaba de autorizar a retomada do estudo clínico relacionado à vacina Coronavac, que tem como patrocinador o Instituto Butantan", informou a agência por meio de nota.

Redação

Quarta - 11/11/2020 às 12:14



Foto: Vacina CoronaVac
Vacina CoronaVac

 A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a retomada dos testes da CoronaVac, imunizante contra a Covid-19 desenvolvido pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan. " A ANVISA informa que acaba de autorizar a retomada do estudo clínico relacionado à vacina Coronavac, que tem como patrocinador o Instituto Butantan", disse agência por meio de nota. A suspensão dos testes aconteceu na segunda-feira (9)

Na ocasião, o órgão de vigilância sanitária disse que os testes do imunizante estavam sendo suspensos devido a ocorrência de um "evento adverso grave”, sem detalhar o caso. A paralisação resultou em uma troca de acusações entre a Anvisa e o Instituto Butantan, além de levantar a suspeita de uso político da agência

"A ANVISA entende que tem subsídios suficientes para permitir a retomada da vacinação e segue acompanhando a investigação do desfecho do caso para que seja definida a possível relação de causalidade entre o EAG [evento adverso grave] inesperado e a vacina", destaca trecho da nota.

Veja nota do BUTANTAN

"Acabamos de receber um comunicado da Anvisa autorizando a retomada dos estudos clínicos com a vacina Butantan/Sinovac. Uma excelente notícia no dia de hoje.

Isso vem ao encontro com o que temos afirmado que essa é uma das vacinas mais seguras que está em desenvolvimento nesse momento. A Anvisa compreendeu nossos argumentos.  O óbito referido não tem relação com a vacina e, portanto, o estudo pode ser retomado.

Esperamos nesse momento andar com esse processo o mais rapidamente possível, pois sabemos que um dia com vacina faz diferença. Nós precisamos dessa vacina o quanto antes e por isso a nossa urgência na finalização desse estudo. Então, agradeço à nossa Anvisa pela compreensão e pela rapidez com que foi autorizada a retomada dos estudos clínicos". 

Dimas Covas, diretor do Instituto Butantan.  

Segue link para vídeo: https://drive.google.com/file/d/1Z3JN0jJfj19RPoL7YEbu_KGG5M1VdoU6/view

Fonte: Brasil247

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: