Saúde

REFORMA

Antigo prédio de maternidade se transformará em complexo de saúde especializada

O local vai abrigar quatro diferentes centros especializados, incluindo o de tratamento para pessoas autistas

Da Redação

Terça - 23/01/2024 às 11:28



Foto: Divulgação Rafael Fonteles em visita ao antigo prédio da Maternidade Dona Evangelina Rosa
Rafael Fonteles em visita ao antigo prédio da Maternidade Dona Evangelina Rosa

A antiga sede da Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada no Bairro Cristo Rei, na zona Sul de Teresina, passará por obras para se transformar em um complexo para atendimentos na área da saúde. A estrutura será divida para abrigar quatro diferentes centros especializados: 

  • Centro de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Casp);
  •  ⁠Centro Integrado de Prevenção e Cuidado em Saúde Mental; 
  • Central de Exames e Diagnósticos; 
  • Centro Especializado para Tratamento do Transtorno do Espectro Autista

Na manhã de hoje (23), o governador Rafael Fonteles visitou o local e a previsão é que tanto o processo de licitação quanto as obras sejam realizadas ainda este ano, de modo que os espaços já estejam em funcionamento no início de 2025. 

"Esse é um espaço privilegiado, bem localizado, e, obviamente, ele tem que continuar servindo à saúde da população, com outra função já que agora nós temos a nova Maternidade Dona Evangelina Rosa, a maior e melhor maternidade pública do Brasil, funcionando plenamente. E agora esse imóvel vai ser reformado e adaptado para ser um grande complexo de clínicas especializadas para grupos específicos", destacou o governador.

Todos os investimentos para as obras e compra de equipamentos para os novos centros de saúde serão do Governo do Estado. 

 "A proposta é que o antigo Instituto de Perinatologia seja transformado em um centro especializado para as pessoas com autismo para que elas possam fazer terapias, como recomenda o Ministério da Saúde. Teremos aqui também uma grande central de diagnóstico por imagem para que as pessoas que vêm da telessaúde, que precisam fazer exames, não tenham que ir a um ambiente hospitalar e possam fazer aqui. E, por fim, nós teremos um complexo especializado para a pessoa idosa, com vários especialistas e exames voltados a essa população, para que tenham mais qualidade de vida. E também um complexo de clínicas para a saúde mental, tanto para crianças quanto adultos e idosos", detalhou Fonteles.

Fonte: Com informações da Ascom

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: