Saúde

POBREZA MENSTRUAL

Alunas da rede de ensino municipal recebem kit de absorventes em Teresina

Cerca de 45 estudantes do ensino fundamental foram contempladas através do pograma Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual da Semec

Da Redação

Quinta - 04/04/2024 às 11:31



Foto: Divulgação/ Semec Alunas da rede de ensino municipal recebem kit de absorventes em Teresina
Alunas da rede de ensino municipal recebem kit de absorventes em Teresina

Pelo menos 45 estudantes da Escola Municipal Coronel Boa Vista, localizada no Povoado Fazenda Nova, zona rural de Teresina, receberam kits de absorventes, entregues através do Programa Programa de Erradicação da Pobreza Menstrual.

A ação idealizada pela Secretária Municipal de Educação (Semec) em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS), e contempla 149 unidades escolares do município, que possuem autonomia para realizar a entrega para as estudantes.

Para participar do programa estudantes entre 10 a 55 anos, matriculadas no ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), da rede de ensino do município, que estiverem inscritas Cadastro Único, Número de Identificação Social (NIS) ou em benefício disponibilizado pela Prefeitura de Teresina.

O projeto tem o objetivo de fornecer absorventes a estudantes do sexo feminino, e assim combater a evasão escolar devido a falta de acesso a insumos menstruais. O diretor da unidade escolar  afirma que o programa auxilia as estudantes e evita que faltem as aulas.

“As discentes se mostraram muito felizes com a ação da Semec e a entrega dos absorventes. Com os kits, as meninas ficam mais tranquilas, porque, mesmo em período menstrual, não precisarão faltar às aulas. A escola já doava absorventes para as estudantes, mas o projeto da Semec é mais amplo e pode atender todas as alunas”, conclui.

O que é pobreza menstrual?

A pobreza menstrual é a falta de acesso a itens de higiene como absorventes descartáveis ou reutilizáveis, coletores e calcinhas absorventes, muitas vezes caudados  por questões socioeconômicas, além da falta de informações sobre a saúde menstrual, até sobre o próprio ciclo menstrual.

Para suprir a falta dos itens, as mulheres sem condições para adquiri-los optam por opções mais baratas como tecidos e pedaços de papel, que podem facilitar o aparecimento de infecções.

Fonte: Semec

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: