Saúde

SAUDE

4 Efeitos do desequilíbrio hormonal nas mulheres

Os desequilíbrios hormonais podem afetar diretamente os ciclos menstruais das mulheres.

Da redação

Sábado - 11/11/2023 às 09:44



Foto: unsplash.com Mulher
Mulher

As hormonas são substâncias químicas importantes responsáveis por várias funções corporais. Estas substâncias químicas são libertadas pelo sistema endócrino, que depois se misturam na nossa corrente sanguínea e se deslocam para os órgãos. Por vezes, a produção destas hormonas fica desequilibrada, o que afecta as funções corporais. 

Especialmente nas mulheres, estes desequilíbrios podem levar a vários problemas relacionados com a sua saúde física, mental e reprodutiva. Os efeitos podem variar consoante a glândula que foi afetada por este desequilíbrio. No entanto, para sua referência, listámos os 4 principais efeitos do equilíbrio hormonal nas mulheres. 


  1. Menopausa precoce 

De muitos efeitos no corpo de uma mulher, a menopausa precoce é o mais significativo. Isso pode levar a efeitos duradouros no sistema reprodutivo e na saúde geral de uma mulher. A menopausa precoce ocorre quando os períodos menstruais cessam antes dos 40 anos de idade. 

Para além do desequilíbrio hormonal, esta condição é causada por uma variedade de factores, incluindo problemas genéticos e doenças auto-imunes. Além disso, certos medicamentos ou tratamentos médicos também conduzem a uma menopausa precoce. Esta situação pode eventualmente conduzir a problemas de fertilidade e acarreta o risco de doenças crónicas como a osteoporose e as doenças cardíacas. 


  1. Ciclos menstruais irregulares 

Os desequilíbrios hormonais podem afetar diretamente os ciclos menstruais das mulheres. Para quem não sabe, existem duas hormonas que funcionam em harmonia e regulam o ciclo menstrual. Estas hormonas são chamadas estrogénio e progesterona. 

No caso de os níveis de qualquer uma das hormonas flutuarem, isso conduzirá a irregularidades no tempo e no fluxo da menstruação. Estas irregularidades resultam na ausência de menstruação ou em hemorragias prolongadas, o que provoca desconforto e alterações de humor. Todos estes factores têm um impacto negativo na qualidade de vida da mulher. 


  1. Alterações de humor e instabilidade emocional 

Embora as alterações de humor possam ocorrer devido a períodos perturbados ou prolongados, as hormonas podem afetar diretamente a estabilidade emocional das mulheres. Quando há algumas flutuações nos níveis de estrogénio e progesterona, isso leva a alterações de humor, que é a principal causa de irritabilidade nas mulheres. 

Para além disso, estas flutuações também conduzem à depressão ou ansiedade. Na maioria das mulheres, estas instabilidades emocionais podem ser observadas nos dias que antecedem a menstruação. O termo médico para esta condição é síndroma pré-menstrual (PMS). 

Embora seja normal na maioria das mulheres, quando se agrava, pode levar a problemas maiores, que podem prejudicar o funcionamento diário. 


  1. Flutuações de peso 

As hormonas desempenham um papel muito importante na regulação do seu metabolismo. Por exemplo, as hormonas da tiroide controlam a forma como o seu corpo utiliza a energia dos alimentos. Quando há um pequeno desequilíbrio nesta hormona, pode haver flutuações de peso. 

Isto pode ser qualquer coisa como aumento ou perda de peso. Quando esta flutuação inexplicável acontece, torna-se difícil gerir um peso corporal saudável, apesar dos grandes esforços. 

Além disso, existe uma hormona responsável pela regulação dos níveis de açúcar no sangue, a insulina. Quando esta hormona é afetada, desenvolve-se uma resistência à insulina no organismo, o que conduz à diabetes. 

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: