Saúde treina militares para combater o Aedes aegypti

Os militares irão atuar em municípios com altos índices de dengue, zika e chikungunya


Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus

Aedes aegypti, transmissor de dengue, chikungunya e zika vírus Foto: DC-GATHANY/PHANIE/AFP

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), em parceria com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) e 2º Batalhão de Engenharia e Construção (BEC), iniciou, nesta quinta-feira (15), no auditório do 2º BEC, a capacitação de 270 militares que irão atuar nas ações de combate à dengue em 11 municípios que apresentaram situação de alerta no último levantamento atualizado de 2016.

No primeiro momento serão capacitados 140 militares para atuarem em Teresina e Picos. “Posteriormente faremos o treinamento dos outros militares que irão atuar nos demais municípios em situação de alerta para as arboviroses dengue, chikungunya e zika. Hoje, temos quantitativo insuficiente de agentes de Controle de Endemias para o enfrentamento e controle desse vetor”, esclarece Miriane Araújo, gerente de Vigilância em Saúde da Sesapi.

O Estado contará com apoio das Forças Armadas no período de dezembro de 2016 a julho de 2017, para atuar nas ações educativas de eliminação e tratamento de criadouros. Receberão as equipes os municípios de Cocal, Esperantina, Floriano, Lagoa de São Francisco, Marcolândia, Milton Brandão, Monsenhor Hipólito, Regeneração, Picos, Teresina e Pedro II.

O próximo grupo de militares será treinado na segunda-feira (19) e cumprirão carga horária de 4 horas teóricas e 4 horas práticas. “O objetivo é passar para esses militares a orientação acerca do combate praticado pelos agentes de endemias”, conclui Miriane Araújo.

Boletim epidemiológico

De janeiro a dezembro de 2016, o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) constatou uma redução de 32,2% nos casos de dengue, em relação ao mesmo período do ano passado, onde foram notificados 5.160 casos de dengue em 150 municípios piauienses.

No que diz respeito aos dados de zika e chikungunya, o Piauí registrou 224 e 2.106 casos suspeitos, respectivamente. Em relação aos óbitos registrados por arboviroses, o boletim aponta três óbitos: um por dengue, outro por zika e, o último, por chikungunya.

Sobre os registros realizados de microcefalia, no Piauí foram notificados 200 casos suspeitos. Desses, 101 foram confirmados, sendo que dois estão relacionados ao vírus zika, onze estão em investigação e 88 foram descartados.

Os municípios com os maiores números de casos notificados foram Teresina (69), Parnaíba (12) Barras (06), José de Freitas (05), Altos (04), Piripiri (04) e União (04).

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: