Saúde realiza fórum de Tuberculose e Hanseníase no Piauí

O estado é pioneiro na implantação de sistema online de vigilância.


Fórum

Fórum Foto: Ascom

O VI Fórum Estadual Integrado de Tuberculose e Hanseníase no Piauí é um encontro realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), por meio das áreas técnicas, para ampliar as perspectivas dos profissionais de saúde em relação ao controle, cura e redução da carga local desses agravos. O evento teve início nesta terça-feira (23) e segue até quarta-feira (24), a partir das 8h30, no auditório do Hospital Getúlio Vargas (HGV). 

Em relação ao monitoramento da hanseníase, o Piauí destaca-se como pioneiro nacional na implantação da vigilância online dos estados reacionais, o sistema está sendo implantado primeiramente nos municípios de Teresina, Parnaíba, Floriano e Bom Jesus. A supervisora de hanseníase no estado, Eliracema Alves, destaca a importância desses dados para o tratamento e erradicação da doença no Piauí, “precisamos dimensionar nossas ações e conscientizar os gestores e também é nosso dever como profissionais avaliar com frequência e fazer a busca ativa e também acompanhar o paciente após o tratamento, inclusive monitorar pessoas que tiveram contato com esses pacientes”.

O fórum integrado conta a com participação de representantes do Ministério da Saúde, Defensoria Pública do Estado do Piauí, Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen), representantes da rede hospitalar e da Secretaria de Estado da Justiça (Sejus). O evento tem como público-alvo universitários e profissionais de saúde que atuam na epidemiologia, atenção básica de saúde e área hospitalar. 

O Programa Nacional de Controle da Tuberculose tem o objetivo de eliminar a doença como problema de saúde pública até 2035 e meta de reduzir a incidência em menos de dez casos por 100 mil habitantes. A supervisora de tuberculose no Piauí explica que “a doença é curável em praticamente todos os casos. Para o sucesso do tratamento e desses objetivos é fundamental que o profissional de saúde acolha o usuário no serviço de saúde e que haja o combate ao abandono do tratamento e aqui no fórum vamos contextualizar o que há de mais novo em pesquisas e estratégias para busca ativa a prevenção dessas doenças”.

Situação no Piauí

Total de casos de tuberculose diagnosticados no estado

2016 - 834 
2017 - 818 
2018 (dados parciais) - 946 

Casos novos de hanseníase diagnosticados 

2016 – 888 
2017 – 1068 
2018 – 1009 

Fonte: Ascom Saúde

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: