Olhe Direito!

Olhe Direito!

Saúde intensifica ações no controle do tabagismo

Quinta, 17/03/2016 às 19:03



Foto: Allana Sousa Profissionais de todo o Piauí para implantar o PNCT.
Profissionais de todo o Piauí para implantar o PNCT.
Com o objetivo de reduzir a prevalência de fumantes no Piauí, a Secretaria de Estado da Saúde realizou capacitação do Programa Nacional de Controle do Tabagismo(PNCT) com profissionais de mais de 100 municípios, nesta quinta-feira (17), no auditório do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi).

Segundo a coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e Idoso, Valdite Costa, “o ano de 2015 foi muito importante para o desenvolvimento das nossas ações, pois conseguimos ampliar em quase 50% a implantação do programa”.

Com esse treinamento, ela reafirma que “estamos buscando a adesão de 100% dos municípios piauienses para que possam dar oportunidade às pessoas a terem acesso ao programa de controle do tabagismo para reduzir o número de fumantes do estado”.

A coordenadora explica que o programa é feito em várias etapas, desde a “implantação no município, os benefícios, mostrando para os gestores a importância de oportunizar o acesso da população”.

Resultado do trabalho

Nero Francisco da Silva, enfermeiro e coordenador de Programas Especiais, em Jaicós e Geminiano, conta que já trabalha nesse sentido há muitos anos. “Inicialmente capacitamos nossa equipe, trabalhamos com grupos de trabalho, com seis fumantes, cada. E isso tem dado certo”, contou o coordenador.

Atualmente, os profissionais têm trabalhado na busca ativa do paciente e incentivo para procurar a unidade de saúde e iniciar o tratamento.

A exemplo disso, ele conta: “durante a reforma da nossa unidade de saúde, percebi que havia um pedreiro que fumava bastante. Ele me falou que chegava a fumar mais de quarenta cigarros por dia. E esse é um índice muito alto, que contribui bastante para os fatores de risco do câncer. O convidei para fazer o tratamento e alertei que ele precisava parar de fumar. Durante o tratamento, ele fez uso dos repositores de nicotina e deu certo. Hoje estou feliz porque ele me procurou essa semana, avisando que queria continuar porque estava bem e sem fumar”.

Indicadores do Tabagismo

Com cerca de 6,7%, Teresina ocupa a 3ª posição no ranking com menos fumantes do país, junto com Palmas (Tocantins), que possui o mesmo índice. As duas cidades ficam atrás de São Luís (5,5%) e Aracaju (6,6%).

Os dados fazem referência ao ano de 2014 e são fruto de uma pesquisa realizada pela Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel) divulgados pelo Ministério da Saúde.
Siga nas redes sociais
Álvaro Mota

Álvaro Mota

É advogado, procurador do Estado e mestre em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Álvaro também é presidente do Instituto dos Advogados Piauienses.

Compartilhe essa notícia: