Saúde é parceira do Fórum Nacional de Museus Indígenas do Brasil

Equipe multiprofissional fará atendimentos durante o evento


Fórum Nacional de Museus Indígenas

Fórum Nacional de Museus Indígenas Foto: Índio é nós

O projeto "Piauí tem índio sim" e a Secretaria de Estado da Saúde será parceira do III Fórum Nacional de Museus Indígenas do Brasil, que acontece nos dias 19 a 21 de outubro, na Comunidade indígena de Nazaré, povo Tabajara (Lagoa de São Francisco, no estado do Piauí). O evento é organizado pela Rede Indígena de Memória e Museologia Social.

Por meio de ações voltadas à promoção, prevenção e educação permanente, a Saúde dará assistência a esses povos que estarão no evento, por meio de atendimentos de equipes multiprofissionais compostas de médicos da Estratégia Saúde da Família e do Programa Mais Médicos, além de enfermeiros e outros profissionais da área.  O Fórum é o principal encontro de povos indígenas que protagonizam processos museológicos comunitários e participativos em seus territórios no Brasil, e trará ao Piauí pesquisadores de renome internacional. 

O evento busca produzir discussões e apropriações conceituais sobre Saúde Indígena, sendo direcionado aos profissionais de saúde, estudantes acadêmicos da área da saúde, bem como lideranças indígenas, destacando a relevância da adoção de um olhar diferenciado nos fluxos e na prestação de atendimento aos usuários indígenas no Estado do Piauí, com respeito às especificidades culturais.

Na oportunidade, serão construídas recomendações para o fortalecimento da Saúde Indígena no Estado do Piauí, para tanto o contexto intercultural da Saúde Indígena será trazido ao debate por meio do diálogo entre representantes dos órgãos que compõem a rede de atenção à Saúde Indígena, lideranças indígenas e pesquisadores da área.

“O evento é um marco histórico para a comunidade indígena e para a história do Piauí. O Estado trabalha para implantar a assistência ao índio na rede estadual de saúde levando em consideração as características excepcionais no atendimento dessa população”, disse Epifânio Ferreira, coordenador do projeto Piauí tem índio sim. 

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: