Saúde da Mulher: Entenda os sintomas e causas da Amenorreia

Ausência de menstruação pode ser amenorreia


Menstruação

Menstruação Foto: MD.Saúde

A menstruação normalmente não acontece em três ocasiões: durante uma gestação, após a menopausa ou antes da puberdade. No entanto, se a mulher não está passando por estes casos, a ausência de sangramento pode significar uma amenorreia.

Mulheres que ficam sem menstruar em um período de três meses ou garotas que ainda não iniciaram o ciclo menstrual até os 15 anos, podem apresentar a doença. Entre os sintomas mais comuns estão: quedas de cabelo, alterações na visão, dores de cabeça, acnes, dores pélvicas, excesso de pelos faciais e secreções lácteas pelo mamilo.

Segundo a ginecologista e obstetra, Dra. Erica Mantelli, entre as causas para o distúrbio estão o estresse, o excesso de exercícios físicos, as dietas muito restritivas e até o uso de pílulas anticoncepcionais. “O ciclo menstrual é muito influenciado pelos fatores externos ou emocionais que são suficientes para atrasar a menstruação por alguns dias. Por isso, é bom ficar atenta”, completa a médica.

Os tratamentos baseiam-se em cada tipo ou estágio da doença, todavia, em quase todos os casos, o ciclo menstrual volta. “Há casos em que a amenorreia não pode ser corrigida. No entanto, existem medicamentos que podem criar uma situação parecida com a menstruação. É imprescindível o acompanhamento médico para qualquer situação de alerta.”, concluiu a ginecologista.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: