Saúde

Saúde dá início às atividades do Novembro Azul

Público recebeu palestra do especialista membro da Sociedade Brasileira de Urologia
Fonte: Governo do Piauí | Editor: Redação 08/11/2017 16:23
Foto FotoFoto: (James Almeida)

A Secretaria de Estado da Saúde deu início, nesta quarta (8), às ações do Novembro Azul, que este ano aborda a temática “cuidar do corpo e da mente é coisa de homem que se garante”. Houve palestras com profissionais gabaritados sobre saúde do homem, apresentações culturais, orientações sobre doenças transmissíveis e do trato gentio-unirário, aferição de pressão arterial e teste de glicemia. As ações são voltadas para o público em geral.

“Cuidamos da saúde do homem o ano inteiro, mas escolhemos o novembro para potencializar mais ações neste sentido, lembrando que o homem tem o hábito de não procurar tratamento médico preventivo por isso estamos aqui desenvolvendo essas atividades” enfatiza o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, que também destacou importância da prevenção à saúde principalmente na atenção básica

O médico Giuliano Aita, membro titular da Sociedade Brasileira de Urologia, ministrou palestra sobre saúde e prevenção de doenças genito-urinárias. “Esse ano nosso foco será importância da mudança nos hábitos de vida e prevenção constante, trabalhando para prevenção do diabetes, hipertensão, falando da importância da saúde mental e prevenção de doenças transmissíveis”, explica Valdite Costa, coordenadora da Saúde do Homem no Estado.

Durante todo mês de novembro serão distribuídos materiais educativos, com a realização de palestras em instituições, hospitais e locais públicos e também atividades nas escolas para sensibilização dos jovens a cerca da temática. Além de todo trabalho assistencial que já oferece continuamente à Saúde do Homem no Piauí.

Segundos dados de 2016 da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico, do Ministério da Saúde, em Teresina 54,7% dos homens tem excesso de peso e desses, 17,4% possuem obesidade com o índice de massa corpórea maior que 30. Além disso, 21,2% da população masculina possui diagnóstico de hipertensão e 7,2% de diabetes.

Novembrinho azul

A Secretaria de Estado da Saúde já iniciou também as ações do Novembro Azul em seus hospitais, ontem (7) aconteceu o “Novembrinho” azul que promoveu ação de consultas com urologista, cirurgião pediátrico e nefropediatra, exames de imagem, vacinação para HPV e acolhimento familiar por enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas. Toda a ação foi voltada para o homem criança e adolescente.

Comentários