Política

Saúde apresenta projetos para captação de recursos federais

Foi durante reunião com integrantes da bancada federal do Piauí
Fonte: Sesapi | Editor: Paulo Pincel 29/10/2018 14:49
Reunião com a bancada federal do Piauí Reunião com a bancada federal do PiauíFoto: Sesapi

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, junto a Caixa Econômica Federal e Controladoria Geral do Estado, reuniu-se hoje (29) com senadores, deputados federais e estaduais para a prestação de contas de recursos utilizados em obras já em execução, tanto oriundos do Ministério da Saúde, Tesouro Estadual e emendas parlamentares. O encontro também teve como objetivo a apresentação de projetos de obras em todo o Piauí para captação de recursos.

Dentre as propostas para a assistência de média e alta complexidade estão a reforma e ampliação dos hospitais de Parnaíba, Floriano, Luzilândia, Campo Maior, Canto do Buriti, Curimatá, Piripiri, São Raimundo Nonato e Natan Portela em Teresina. Além da construção do Complexo Materno de Referência Estadual, implantação de 12 agências transfusionais em todo o Estado, conclusão do Centro Especializado em Saúde (CER IV) de Parnaíba e do Centro Integrado de Referência Médica de Picos. Também foi apresentado projeto para a atenção básica, que prevê a construção de cinco Unidades Básicas de Saúde.

Por meio de investimentos realizados de diversas fontes o Piauí avançou significativamente no que diz respeito à Saúde, como explica o secretário Florentino Neto. A descentralização e ampliação da assistência especializada permitiu o aumento de 67 leitos de terapia intensiva na rede estadual e que nos últimos quatro houvesse um crescimento de 62,73% na quantidade de procedimentos realizados na rede hospitalar estadual, além da redução da regulação de pacientes para Teresina. Um comparativo entre o primeiro semestre de 2017 e 2018 aponta que, somente em Parnaíba, 68% menos pacientes precisaram ser transferidos para a capital.

Segundo o senador Ciro Nogueira, essas obras são imprescindíveis para melhorar a saúde em todo o Estado e aumentar a qualidade de vida da população, por isso a importância de um diálogo mais próximo para captação de recursos para que essas obras sejam executadas o mais rápido possível.

“Estamos irmanados para a grande causa da saúde pública no Piauí. Muito mais precisa ser feito mas estamos no caminho certo, que é a descentralização e fortalecimento dos hospitais e rede estadual”, explana o deputado Federal e senador eleito, Marcelo Castro.

Reunião com a bancada federal do Piauí
Reunião com integrantes das bancadas estadual e federal na Secretaria de Estado da Saúde
Foto: Sesapi

Comentários