Saúde

Saúde amplia oferta de consultas e cirurgias em ortopedia

Articulação é feita junto aos hospitais e profissionais de saúde.

Quinta - 23/03/2017 às 12:03



Foto: Ascom Secretário de Saúde Francisco Costa
Secretário de Saúde Francisco Costa

A partir de abril, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) vai ampliar a oferta de consultas e procedimentos cirúrgicos na área de ortopedia ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) nos hospitais da capital. A medida foi acordada durante reunião realizada nessa terça-feira (21), entre o secretário de Estado da Saúde, Francisco Costa, e o presidente da Fundação Municipal de Saúde, Sílvio Mendes.

Para isso, as duas instituições deverão reorganizar o fluxo de atendimento no sistema de regulação para consultas e cirurgias de procedimentos ortopédicos, na rede estadual e municipal, contemplando o Hospital de Urgência de Teresina (HUT), Hospital Universitário (HU), Hospital da Polícia Militar (HPM) e Hospital Getúlio Vargas (HGV).

De acordo com Francisco Costa, com a reorganização do fluxo de atendimento, serão uniformizados os sistemas de metas e catalogados todos os procedimentos e materiais disponíveis. “Com isso, vamos conseguir ampliar significativamente esse atendimento e, assim, reduzir essas filas que existem para as consultas ambulatoriais e melhorar, não só na capital, mas também em todas as cidades do interior que utilizam os serviços de Teresina”, destaca o gestor.

Costa enfatiza que, com a ampliação da oferta de consultas ambulatoriais e cirurgias em ortopedia, da mesma forma como a organização do fluxo de referência e contrarreferência nesses hospitais, será possível também uma retaguarda mais efetiva para os pacientes que são atendidos pelo Hospital de Urgência de Teresina.

A ampliação da oferta de consultas e cirurgias está em fase final de elaboração, com a discussão da estratégia junto aos hospitais e profissionais de saúde. A expectativa é que, ainda no mês de abril, a medida seja posta em prática.

Fonte: CCOM

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: