Ciência & Tecnologia

Satélite brasileiro chega à posição definitiva até sábado (13)

"A saúde do satélite está perfeita", disse o presidente da Telebras, Antonio Loss

Terça - 09/05/2017 às 13:05



Foto: UIPI Satélite
Satélite

O satélite brasileiro lançado ao espaço na semana passada deve chegar à sua posição final no próximo sábado (13). O equipamento está na terceira volta ao redor da Terra, e terá que dar mais quatro voltas para chegar ao local correto, onde ficará nos próximos 18 anos. As informações são da Agência Brasil. "A saúde do satélite está perfeita", disse o presidente da Telebras, Antonio Loss. Segundo Loss, até agora todas as etapas,após o lançamento, foram concluídas com sucesso, como a abertura dos painéis solares que garantirão a energia ao satélite e o envio dos primeiros sinais de telemetria.

Quando o satélite chegar a seu destino, serão iniciados os primeiros testes de transmissão, que duram 45 dias. A previsão é que no dia 1º de julho a Telebras comece a fazer os primeiros testes para medir a potência do satélite para a transmissão de dados em todas as regiões do país. "Este é um satélite que vai levar transmissão de dados, que é uma demanda crescente. Em um país continental como o nosso, a única forma de chegar em algumas regiões remotas é com um satélite artificial."

Parte da capacidade do satélite será alugada para empresas privadas para oferta de banda larga, especialmente em regiões remotas. Segundo Loss, a Telebras vai ficar com a capacidade necessária para oferecer serviços nos setores de saúde e educação, e comercializar outra parte para gerar concorrência na oferta de internet. "Cada região do Brasil vai ser estimulada com a concorrência de, no mínimo quatro competidores simultaneamente", afirmou.

Fonte: Noticias ao Minuto

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: