Saúde

SAMU realiza palestra sobre primeiros socorros em acidentes de trânsito

Palestrantes ensinarão como agir para evitar o agravamento de lesões

Quinta - 13/09/2018 às 19:09



Foto: Ascom Foto
Foto

Em casos de acidente de trânsito, como prestar primeiros socorros até a chegada da ambulância? Este questionamento será o assunto da palestra do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Teresina que ocorrerá hoje (13) para funcionários da empresa T T Distribuidora de Alimentos. Os palestrantes ensinarão sobre como agir corretamente nesses casos e conseguir evitar o agravamento de lesões, além de contribuir para salvar vidas.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação do SAMU, Laurimary Caminha, existe uma sequência de ações com o intuito de estabilizar a vítima de acidente de trânsito até a chegada do Serviço Especializado: “A população deve acionar corretamente o SAMU, por meio do 192 e obedecer às instruções do nosso médico regulador. Se houver pessoas presas às ferragens, o Corpo de Bombeiros também deve ser acionado”, afirma.

De acordo com a Francina Amorim, diretora geral do SAMU, o órgão fornece palestras gratuitas, desde que a própria comunidade ou instituição públicas e privadas façam a solicitação formal: “O SAMU conta com Núcleo de Educação em Urgência atuante, que realiza, frequentemente, cursos para qualificar os nossos servidores bem como presta informações relevantes à população, por meio de apresentações em escolas e eventos em geral”, finaliza.

O que fazer em caso de acidente de trânsito com vítimas

Ligar para o SAMU 192 e fornecer informações como: endereço, quantidade de vítimas, idade aproximada, o que realmente aconteceu bem como descrever o estado da vítima visualizado pelo solicitante, além de obedecer às recomendações do médico regulador do SAMU.


Se tiver pessoas presas às ferragens, acionar também o Corpo de Bombeiros 193;
Se possível, sinalizar a área do acidente para evitar novos acidentes;
É preferível não movimentar a vítima, para  não piorar as lesões já existentes;
Não retirar o capacete do motociclista, exceto se por determinação do médico regulador do SAMU.


 

Fonte: PMT

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: