Saúde

SAMU institui núcleo que promove a segurança do paciente

É de competência do núcleo promover ações para a gestão de risco

Sexta - 24/03/2017 às 15:03



Foto: Reprodução Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) instituiu o do Núcleo de Segurança do Paciente, que visa promover e apoiar a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente, por meio da implantação da gestão de risco e de uma cultura de qualidade.

O núcleo foi instituído em cumprimento à Resolução da Diretoria Colegiada/ANVISA nº. 63, que dispõe sobre os requisitos de boas práticas de funcionamento para os serviços de saúde e estabelece padrões para funcionamento dos serviços. “A função do núcleo é analisar como está a qualidade do serviço em relação aos pacientes, fundamentado na qualificação, na humanização da atenção e gestão, e na redução e controle de riscos a eles e ao meio ambiente”, explica a diretora do SAMU Francina Amorim.

É de competência do núcleo promover ações para a gestão de risco, a integração e a articulação multiprofissional; promover mecanismos para identificar e avaliar a existência de não conformidades nos processos e procedimentos realizados e na utilização de equipamentos, medicamentos e insumos propondo ações preventivas e corretivas; elaborar, implantar, divulgar e manter atualizado o Plano de Segurança do Paciente, além de acompanhar as ações vinculadas a ele; implantar os Protocolos de Segurança do Paciente e realizar o monitoramento dos seus indicadores; estabelecer barreiras para a prevenção de incidentes, analisar e avaliar dados e notificar a diretoria, bem como ao Sistema Nacional de Vigilância Sanitária, entre outras atribuições.

O Núcleo de Segurança do Paciente é formado por cinco membros: um coordenador da diretoria e representantes dos profissionais que atuam no serviço (médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, telefonistas e servidores administrativos). “Trata-se de um grupo multidisciplinar, formado para promover as boas práticas de funcionamento do serviço de acordo com os requisitos do Ministério da Saúde”, afirma Francina Amorim.

A Segurança do Paciente é um componente essencial da qualidade do cuidado, e tem adquirido, em todo o mundo, importância cada vez maior para os pacientes e suas famílias, para os gestores e profissionais de saúde no sentido de oferecer uma assistência segura. Os incidentes associados ao cuidado de saúde, e em particular os eventos adversos (incidentes com danos ao paciente), representam uma elevada morbidade e mortalidade em todos os sistemas de saúde.

Esta problemática levou a Organização Mundial de Saúde (OMS) e diversos organismos internacionais a lançarem campanhas, desafios e estratégias voltadas à redução de riscos e de danos no cuidado à saúde. As ações do núcleo devem se articular às demais políticas de saúde com objetivo geral integrar e somar esforços aos cuidados em redes de atenção à saúde.

Fonte: Prefeitura de Teresina

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: