Educação

Salipi: Governo do Estado garante apoio à 16ª edição

O evento será realizado de 01 a 10 de junho na UFPI.
Fonte: CCOM | Editor: Redação 16/04/2018 13:49
Audiência com coordenadores do Salipi e gestores da Seduc e Secult Audiência com coordenadores do Salipi e gestores da Seduc e SecultFoto: Jorge Bastos

O Piauí se prepara para receber, entre os dias 01 e 10 de junho, a 16ª edição do Salão do Livro do Piauí, o Salipi. Para tratar sobre o evento, o governador Wellington Dias reuniu-se, nesta segunda-feira (16), na residência oficial, com os coordenadores do Salipi e gestores das Secretarias de Estado da Educação e Cultura.

O evento será realizado no Complexo Cultural Rosa dos Ventos, na Universidade Federal do Piauí (UFPI), que é parceira do Salipi há quatro anos. “O Salipi é a maior feira de livro do estado. Um evento que gera emprego, renda e proporciona o contato direto entre escritores e agentes culturais com os estudantes e o com o nosso povo. É essencial para o desenvolvimento da educação no nosso Piauí”, disse Wellington Dias.

Segundo o presidente da Fundação Quixote, Kássio Gomes, a parceria com o Governo do Estado proporciona um retorno aos piauienses por meio desse projeto cultural e educacional. “Depois que o Salipi nasceu, o número de escritores no Piauí aumentou, pois hoje existe um local específico para lançarem um livro e serem notados por aquilo que produzem. O melhor de tudo é essa inteligência cultural, esse intercâmbio cultural. É o Piauí sendo mostrado para o mundo com uma face luminosa”, pontuou Gomes.

Em 2018, o Salipi trará muitas novidades. “Teresina será mostrada por meio do olhar do nosso homenageado Arimatéia Tito filho, que é um dos grandes cronistas da capital. Traremos ainda grandes nomes da cultura nacional, como Luiz Ruffato, Márcia Tiburi, José de Nicola e Inês Mapurunga. Na programação do evento, palestras, bate-papo literário, apresentações artísticas e culturais”, destacou Kássio Gomes.

A ampliação das revisões Enem durante a realização do Salipi também é uma novidade. “É uma ideia inovadora e, nesse aspecto, destaco a revisão desse fim de semana no Teresina Hall que juntou quase 6 mil estudantes, o que mostra que há uma sede por educação. O nosso objetivo é chegar com as revisões em 18 cidades de forma presencial. Ainda temos o Canal Educação que nos conecta a 224 municípios. É um compromisso do governo para que possamos intensificar as ações e, a cada ano, superar o número de aprovados”, ressaltou o secretário de Estado da Educação, Helder Jacobina.

Comentários