Arte e Cultura

Saliceu está programado para agosto e pretende homenagear historiador Clóvis Moura

Evento chega à segunda edição e será no Campus da Uespi no Grande Dirceu

Sexta - 26/05/2017 às 16:05



A vice-reitora da Universidade Estadual do Piauí, Bárbara Melo, recebeu, nessa quinta-feira (25), a visita do professor Wellington Soares e do assessor parlamentar Francisco Costa. Na reunião, que também contou com a participação do pró-reitor da Prex, Raimundo Dutra, e da secretária da Prad, Maria de Fátima, foi discutida a realização da 2ª edição do Salão do Livro do Dirceu (Saliceu), no campus Clóvis Moura, da Uespi.

Na edição deste ano, o evento pretende homenagear o professor que dá nome ao campus da região do Grande Dirceu, Clóvis Moura, e vai procurar agregar ainda mais a comunidade do bairro, de acordo com Bárbara Melo. “A importância desse salão se dá em inúmeros aspectos, primeiramente pela questão de envolver a comunidade acadêmica numa ação importantíssima de formação de leitores, segundo pela importância de estar naquele campus, que está na região considerada maior e mais populosa da cidade, e mobilizar principalmente a população local. O Saliceu é uma parceria de sucesso com a Uespi, em especial com o campus Clóvis Moura, e abrangerá tanto a comunidade acadêmica como a do entorno do bairro Dirceu Arcoverde”, comentou Melo.

O evento tem previsão de ser realizado no começo do mês de agosto e contará com emenda de R$ 70 mil do deputado João de Deus, como informa o assessor parlamentar Francisco Costa. “A finalidade é aproximar o aluno do livro. O Brasil, quando comparado à Argentina, tem um número de editoras e livrarias infinitamente menor, apesar de ter dimensões continentais. O brasileiro lê pouco e, à medida que aproximamos o aluno do livro, ele se torna sujeito da própria história, pensador, passa a produzir sua ideia de mundo, sua concepção política. O livro liberta as mentes e é isso que queremos com o salão, mas para isso são necessárias parcerias, por isso, temos contado com o deputado João de Deus, com a Uespi e com a Gerência Regional de Educação”, destacou Costa.

O Saliceu faz parte de um projeto de descentralização de eventos de incentivo à leitura e que também tem levado salões para cidades do interior do estado, como Picos, Coivaras, Parnaíba, Pedro II, Valença, Altos, José de Freitas, dentre outras, como explica o professor Wellington Soares, que também faz parte da organização do Salipi, maior evento do gênero no estado.

“Já temos o Salipi em sua 15ª edição e agora o Saliceu indo para a segunda. Essa descentralização é extremamente positiva, no futuro pensamos também em outros bairros, e há mais reivindicações também no interior. Essa coisa tende a crescer, temos a ideia também de levar para os campi da Uespi, que existem em vários municípios, e onde o livro chega ele transforma a vida das pessoas e da própria comunidade”, completou Soares.

Fonte: Governo do Estado

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: