Roubo de veículos cresce em Teresina e Segurança muda comando da Polin

Dados da Secretaria Estadual de Segurança do Piauí apontam que houve aumento no número de roubo e f


Dados da Secretaria Estadual de Segurança do Piauí apontam que houve aumento no número de roubo e furto de veículos nos cinco primeiros meses deste ano em Teresina. Em 2015, de janeiro a fevereiro, foram registradas 1.015 ocorrências e em 2016 esse número subiu para 1.071, o que corresponde a um acréscimo de 5%. Diante das estatísticas, o secretário de Segurança mudou o comando da Polinter, delegacia especializada em combater delitos desta natureza.

Na manhã desta segunda-feira (04), o delegado Cadena Júnior assume a Polinter e Luciano Alcântara como delegado adjunto.

"O desafio será implementar novas medidas de investigação e de elucidação desses crimes de roubos e furtos de veículos que cresceram bastante. Também queremos humanizar o atendimento na Polinter, deixando a vistoria mais rápida", disse o novo titular da Polinter que acrescenta a importância da vistoria na compra de carros usados.

"As pessoas não estão procurando a Polinter quando compram um veículo usado. Isso evitaria muitos problemas, evitando que o comprador faça uma transação com um veículo roubado e ainda perda seu dinheiro. A vistoria é o serviço da Polinter que demonstra se o veículo possui alguma adulteração... Todo mundo que compra um carro usado deveria fazer isso. Muitas vezes, a pessoa só descobre que o carro é roubado ou furtado quando cai em uma blitz. Quero conscientizar a população sobre a importância desse serviço da vistoria preventiva na compra de carros e motos usadas", disse Cadena Júnior.

O novo comando da Polinter pretende ainda atuar de forma integrada com as demais instituições policiais tais como PRF, PM, e delegacias de outros estados.

"Estaremos buscando a integração das polícias, principalmente da PRF e PM, e também as delegacias regionais de outros estados como o Maranhão, que é um corredor de carros roubados e furtados e Teresina. Vamos nos comunicar com os delegados de Timon, Caxias, Codó e outras cidades maranhenses. Vamos tentar diminuir este tipo de crime e recuperar carros e entregá-los aos seus verdadeiros donos", reitera Cadena.

O delegado Luciano Alcântara- que anteriomente, era titular da Central de Flagrantes de Teresina e foi titular também em José de Freitas- acrescenta que pretende também interiorizar a Polinter, delegacia interestadual. Já Cadena Júnior coordenou a Central de Flagrantes de Parnaíba, atuou como delegado regional em Parnaíba, bem como no 2º DP e delegacia do Menor Infrator, também em Parnaíba. Como titular trabalhou em Luís Correia e Altos, assim como integrou o Greco e a Depre.
 

Fonte: Graciane Sousa - Cidade verde

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: