Ciência & Tecnologia

Ross 128 b: Astrônomos encontram planeta próximo ao Sistema Solar

O planeta foi detectado com ajuda do caçador de planetas HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher)
Fonte: Spuntik News | Editor: Redação 16/11/2017 14:00
Sistema Solar Sistema SolarFoto: Mega Curioso

Trata-se do segundo planeta mais próximo ao nosso Sistema Solar que órbita uma estrela vermelha anã inativa. Uma equipe internacional de astrônomos descobriu um planeta que tem o mesmo tamanho que a Terra, localizado a 11 anos-luz do nosso Sistema Solar.

O planeta, batizado de Ross 128 b, é o segundo mais próximo dos descobertos até o momento, que órbita uma estrela vermelha anã inativa, condição que aumenta a probabilidade de o planeta ser habitável, informa o Observatório Europeu Austral (ESO). O planeta foi detectado com ajuda do caçador de planetas HARPS (High Accuracy Radial velocity Planet Searcher), de alta precisão em velocidade radial do ESO e instalado no Observatório La Silla de Chile.

ESO achou na Constelação Virgo novo exoplaneta Ross128b, com tamanho semelhante ao da Terra e a 11 anos-luz do nosso Sistema Solar. Pode abrigar vida?

"Este descobrimento é baseado em mais de uma década de monitoramento intenso do HARPS junto com técnicas de redução de dados e de análise de última geração", explica Nicola Astudillo-Defru, um dos coautores da publicação que descreve os resultados do trabalho dos astrônomos.

Pode ter água em estado líquido?

A equipe descobriu que Ross 128 b está 20 vezes mais perto da sua estrela do que a Terra está do Sol. Apesar da proximidade, recebe apenas 1,9 vez mais radiação do que a Terra, enquanto sua temperatura se encontra entre —60° e 20° C, graças à natureza fraca e fria de sua estrela, cuja temperatura superficial é, aproximadamente, a metade da do Sol.

Nessa conexão, os investigadores indicam que o Ross 128b possui condições favoráveis para surgimento de vida. No entanto, não há certeza total quanto a esse assunto e também não está claro se o planeta se encontra fora ou dentro da zona habitável, ou seja, onde pode existir água em estado líquido na superfície de planetas.

Comentários