Política

Rodrigo Maia e Rogério Rosso disputam segundo turno

Maia obteve 120 votos contra 106 votos de Rosso e 70 votos de Marcelo Castro

Quinta - 14/07/2016 às 01:07



Não deu para o piauiense Marcelo Castro (PMDB).  Os deputados federais Rodrigo Maia (DEM-RJ) e Rogério Rosso (PSD-DF) vão disputar o segundo escrutínio da eleição para presidente da Câmara para um mandato “tampão” de seis meses, até fevereiro de 2017.

Nenhum dos 13 candidatos obteve maioria absoluta. Rodrigo Maia obteve 120 votos contra  106 votos de Rogério Rosso e 70 votos de Marcelo Castro. O presidente em exercício da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), suspendeu a sessão por uma hora, antes da realização do segundo turno.

Os dois mais votados terão 10 minutos para pedir os votos dos colegas parlamentares antes do início da nova votação, prevista para começar por volta de 22h50, nas 14 cabines disponibilizadas aos 513 "eleitores".

Rodrigo Maia (DEM-RJ): Bancário, Rodrigo Maia tem 46 anos e chegou a ser cotado para liderar o bloco do governo do presidente em exercício Michel Temer. Deputado federal desde 1999, Maia está em seu quinto mandato consecutivo. É filho do ex-deputado federal e ex-prefeito do Rio de Janeiro César Maia. Ex-presidente do Democratas, o parlamentar já foi por duas vezes líder do partido na Câmara.

Rogério Rosso (PSD-DF): Deputado federal desde 2007, Rosso é advogado e ocupou cargos públicos no governo do Distrito Federal na gestão de Joaquim Roriz. Em 2010, foi escolhido governador em eleição indireta da Câmara Legislativa do DF para um mandato tampão após a saída do ex-governador José Roberto Arruda. Líder do PSD na Câmara, Rosso presidiu a Comissão do Impeachment que analisou a denúncia contra a presidenta afastada Dilma Rousseff na Casa. É aliado de Cunha.

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: