Política

Rodrigo Maia é o novo presidente da Câmara

O deputado federal do DEM obteve 285 votos contra 170 de Rogério Rosso e 5 votos em branco

Quinta - 14/07/2016 às 03:07



O relógio do plenário marcava 0h13m de quinta-feira (14) quando o deputado Waldir Maranhão (PP-MA) proclamou o resultado da segunda votação no plenário da Câmara dos Deputados. Rodrigo Maia (DEM-RJ) é o novo presidente da Câmara. O deputado federal pelo Democratas obteve 285 votos contra 170 votos de Rogério Rosso (PSD-DF) e 5 votos em branco. A vitória retubante de Maia, com 115 votos de frente, supreendeu até os próprios aliados, como admitiu o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM) após o resultado. 

"Rosso foi o grande adversário, é um grande amigo e um grande parlamentar", disse Maia, agradecendo a "disputa limpa, na política". E chorou ao agradecer à família, citando o filho Rodriguinho de oito meses. "É botafoguense", brincou. "Vamos, a partir de amanhã, tentar governar com simplicidade. Temos que pacificar esse plenário, discutindo a maioria com a minoria, a pauta do governo, mas também da sociedade", defendeu Maia, agradecendo aos funcionários que trabalharam durante a sessão. 

No discurso de defesa da candidatura, Maia conclamou os deputados a trabalhar para acabar com o que chamou de "império dos lideres”. “Os lideres são fundamentais, mas não são os únicos que têm direito à palavra. Cada um de nós tem direio a usar esse microfone. Vamos devolver ao plenário a sua soberania”.

Quem é

Aos 46 anos, Rodrigo Maia é deputado federal pelo Rio de Janeiro há cinco legislaturas. Foi eleito para o primeiro mandato em 1998. Tentou se eleger prefeito do Rio em 2012, ao lado de Clarissa Garotinho (PR-RJ) como vice. Obteve somente 3% dos votos e perdeu para Eduardo Paes, com 64% dos votos válidos.

Rodrigo Maia nasceu no Chile e se mudou para o Brasil aos 3 anos com a família. Pai de quatro filhos, é casado com Patricia Vasconcelos, enteada de Moreira Franco, secretário executivo do Programa de Parcerias de Investimentos (PPI) da Presidência da República. 

Fonte: Paulo Pincel

Siga nas redes sociais

Compartilhe essa notícia: