Robô Opportunity chega à cratera Endeavour em Marte

chega marte cratera robo


Robô continua andando em solo de Marte

Robô continua andando em solo de Marte Foto: nasa

 O robô explorador Opportunity chegou à cratera de impacto marciana Endeavour após uma viagem de quase três anos. O Opportunity alcançou o destino programado pelos cientistas da Nasa após percorrer 21 quilômetros desde a cratera Victoria, onde fazia a prospecção do terreno.

"A Nasa continua escrevendo importantes capítulos na história da prospecção com descobrimentos em Marte e viaja para uma grande variedade de novos destinos", disse o diretor da Nasa, Charles Bolden, em comunicado.

O robô, que tem o tamanho de um carrinho de golfe, transmitiu em 9 de agosto sua chegada ao ponto conhecido como Spirit Point, na beira da cratera. O Opportunity prestou homenagem ao outro robô da Nasa Spirit, que em maio, por causa de um defeito teve sua missão encerrada.

O diretor ressaltou que as descobertas e os dados enviados pelo robô marciano terão um "papel-chave" em uma possível futura missão tripulada ao planeta vermelho.

A cratera Endeavour, com 22 quilômetros de diâmetro, é 25 vezes maior que o Victoria e os cientistas esperam ver rochas muito mais antigas que as até agora observadas pelo robô durante seus sete anos de missão em Marte.

"Vamos ter em breve a oportunidade de ver mostras de um tipo de rochas que o robô não tinha visto ainda", indicou Matthew Golombek, membro da equipe científica desta missão, no Laboratório de Propulsão a Jato (JPL) da Nasa em Pasadena (Califórnia).

Segundo explicou, os minerais de argila se formam em condições de umidade que, de acordo com os dados enviados pelo Opportunity "podem dar mais detalhes sobre um entorno potencialmente habitável que parece ter sido muito diferente das rochas já encontradas".

A Nasa lançou os robôs gêmeos Spirit e Opportunity no verão de 2003, com o objetivo de percorrer o planeta vermelho em dois pontos opostos.

Fonte: Ig

Siga nas redes sociais
Mais conteúdo sobre:
Próxima notícia

Dê sua opinião: